Cleber Barbosa

Hora e vez


Na festa de lançamento da Federação Amapaense de Turismo (FETUR) os empreendedores falaram em resgatar certo “protagonismo” para o setor. Inclusive para a realização de grandes eventos, como a Expofeira e o próprio Carnaval. Olha, era isso o que mais se falava quando da crise com a paralisação dos desfiles no Sambódromo.

Mobilização
Waldez Góes se une a governadores do Nordeste em busca de recursos federais. Nos últimos cinco anos, segundo ele, o Amapá deixou de receber R$ 400 milhões com o Refis, do qual a União arrecadou, mas não repassou a parte do Estado.

Capital
O governador do Amapá está em Brasília na reunião de governadores reeleitos das Regiões Norte e Nordeste, cujo tema principal é o reforço do caixa dos Estados. Góes é o único governador do Norte.

Debates
Começa amanhã no Museu Sacaca o 1º Encontro Técnico no Meio do Mundo (Encontec), com o tema “Meio Ambiente e Saneamento”. Serão dois dias de debates sobre dificuldades e propostas para soluções.

Parcerias
O evento é promovido pelo Tribunal de Contas do Estado, em parceira com diversas instituições públicas e privadas. O Encontro terá carga horária de 16 horas, e as inscrições podem feitas no site do TCE.

Bola fora
Emenda do deputado Max da AABB tirou recursos da área da comunicação social no orçamento estadual de 2019. O fomento ao audiovisual, comunicação inclusiva e transparência em segundo plano.

Federação
A presidência da FETUR fica a cargo do turismólogo Sandro Bello, com o empresário Vantuíler Júnior na primeira vice e Ana Célia Brazão do Nascimento na sgeunda vice. Ela assumiu a presidência do Sindicato das Empresas Promotoras de Eventos. Aliás, tem muito know-how.

Lado a lado
Tanto o Governo como a Prefeitura disseram apoiar a criação da Federação do Turismo ao Amapá. Ideia é sentar à mesa com os empreendedores do setor e discutir soluções criativas para o incremento do setor, que afinal impacta outras 50 atividades econômicas. Quem ganha são os moradores das cidades.

Sistema
Os dirigentes da FETUR agora trabalharão para acelerar os registros oficiais da entidade, seus sindicatos e assim deslanchar seus projetos, que incluem a criação do Sistema S do Turismo, como promoção social e qualificação profissional de empreendedores e seus colaboradores.