Cleber Barbosa

Infraestrutura


Professor licenciado da Unifap, Rafael Pontes é secretário estadual da Ciência e Tecnologia, mas não perde o olhar, apoio e a torcida por sua ‘casa’. Ele postou essa foto da obra do Hospital Universitário, compartilhando a alegria de todos com o bom ritmo dos trabalhos e projetando o quão importante será.

Contra
Depois da soja, que ele diz ser contra, agora o senador João Capiberibe (PSB-AP) não quer o cultivo de cana-de-açúcar por aqui. Na tribuna, ele defendeu que entre adensar os açaizais e cultivar cana, prefere a primeira opção, por considerar ser cultura “sustentável”.

CEA
A Companhia de Eletricidade do Amapá informa que uma ‘perturbação’ no Sistema Interligado Nacional causou interrupção do fornecimento de energia elétrica às regiões norte e nordeste ontem à tarde.

Apagão
Em nota enviada à coluna, a estatal de energia diz que no Amapá, apenas o município de Oipapoque não foi afetado. O fornecimento de energia elétrica foi sendo gradativamente restabelecido no começo da noite.

Ordem
O Amapá experimenta uma histórica inversão estratégica com a criação da Brigada da Foz, pelo Exército. Agora um general comanda daqui a mobilização de três batalhões, um em Belém e outro em São Luís.

Defesa
Em entrevista ao Blog, o pioneiro no posto, general Viana Filho, diz que a cobiça internacional pela Amazônia, que gerações de brasileiros liam nos livros escolares, ainda é viva e presente. (cleberbarbosa.net)

Parques
No ano de 2017 houve um aumento de 20% no número de visitas aos parques nacionais, foram cerca de 10,7 milhões de pessoas que visitaram parques de todo o país, esse é o maior número de visitantes desde a criação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio.

Tumucumaque
Por aqui, no Amapá, existe o maior parque florestal do mundo, chamado de Montanhas do Tumucumaque, que abnegados guias de turismo dizem ter aumentado a demanda por visitas, mas não há nenhuma estatística oficial. Seria então muito bom que além de promover esse destino, entabulassem os dados.

Forte
Outra atração a impulsionar o turismo é a Fortaleza de São José. Hans Donner, mago das vinhetas da Globo, é um entusiasta do assunto. Enumera milhares de pessoas do mundo que vem ao Brasil anualmente ver fortificações. “Se 5% vier ver essa que é a maior, já resolve”, diz ele.