Cleber Barbosa

Interior


Registro da comitiva liderada por Waldez no fim de semana, no município de Amapá, onde anunciou a implantação de novos cursos de engenharia no Campus Território dos Lagos, primeiro polo da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), fora da capital. Unidade começou a ser instalada em junho deste ano por lá.

Exposição
Com cerca de 80 países representados, o Amapá participou no final de semana da 13ª edição da Feira Internacional das Embaixadas, aberta neste sábado na ExpoBrasília, no Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek, na capital federal.

Vitrine
O evento já entrou para o calendário cultural de Brasília e é uma grande possibilidade de se dar uma volta ao mundo sem sair do Distrito Federal, pois reúne culturas e muita informação de todos os continentes.

Da fato
O empresário Jaime Nunes oficialmente só vira vice-governador no dia 1º de janeiro, mas desde a vitória nas urnas vem desincumbindo as vezes de vice, ao lado do titular da chapa, Waldez, em intensas agendas.

De direito
Jaime, o quase vice, diz que tem dedicado também espaço da agenda para retornar aos lugares onde passou em campanha, para agradecer. “As pessoas merecem essa atenção”, diz ele. Bom começo de carreira!

Separados
Uma coisa que a coluna apurou é que quando for empossado, Jaime não poderá viajar em um mesmo avião que Waldez, sabia? Sim, há previsão protocolar nas regras da segurança institucional do Estado.

Agro
A expansão do agronegócio e da agricultura familiar no Amapá sempre sugerem um debate sobre a qualificação da mão de obra local para atender às demandas do setor. Um campus rural da Universidade do Estado do Amapá (UEAP) vem sendo preparado para ser a referência para essa qualificação.

Vocação
O governador Waldez visitou no fim de semana as instalações da unidade rural da UEAP, oficialmente chamada de “Campus Território dos Lagos”, ocasião em que anunciou mais três cursos de graduação a serem ofertados nas áreas de engenharia: Engenharia de Pesca, Engenharia de Produção e Engenharia de Alimentos.

Unidade
A Região dos Lagos compreende uma área vocacionada à agropecuária, compreendendo os municípios de Amapá, Calçoene, Tartarugalzinho e Pracuúba. A visita do governador foi acompanhada de uma comitiva de gestores e aliados, como o senador eleito Lucas Barreto e o vice Jaime.