Cleber Barbosa

Justiça


O STF (Supremo Tribunal Federal) voltou a barrar a prisão de condenados logo após a segunda instância e reverteu o entendimento estabelecido pela corte em 2016. A decisão abre caminho para liberar cerca de 5.000 réus, segundo o CNJ, entre eles o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso em Curitiba desde abril de 2018.

Saúde
Com o propósito de prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de próstata em homens com idade a partir de 50 anos, o Hospital Estadual de Santana realizou ontem uma ação denominada “Dia sem câncer de próstata”. Mobilização foi intensa por lá.

Exames
A ação foi realizada em parceria com o médico urologista Marcus Zionede, em alusão à campanha “Novembro Azul”, que promove a prevenção da saúde do homem. Ao todo 100 homens foram examinados.

Fusão
O governo federal se posicionou ontem sobre a anunciada fusão da Cultura com o Turismo. “Turismo e Cultura possuem pautas sinérgicas e atividades naturalmente integradas”, diz nota do MTur.

Afins
Ainda segundo posicionamento do Ministério do Turismo, a cultura é um dos principais atrativos turísticos do país e é responsável por grande parte da movimentação de visitantes nacionais e internacionais.

Valor
Pra fechar sobre essa reflexão sobre o binômio turismo e cultura, o Brasil representa o 9º país em atrativos culturais do mundo, segundo Índice de Competitividade Global do Fórum Econômico Mundial.

Festival
Cinco atrações culturais estão no 11º Festival Amapá Sabor, evento aberto ontem pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado do Amapá (Sindbar), em parceria com o Governo do Estado. Vai até domingo, 10, a partir de 19h, na praça Veiga Cabral, no Centro de Macapá.

Cultura
De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Cultural da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Amadeu Cavalcante, trata-se de um evento importante para o estado, envolvendo gastronomia, cultura e turismo. Para ele, é uma oportunidade para se fomentar e promover a cultura regional do Amapá.

Atrações
Confirmada a participação de um grupo de marabaixo de Mazagão e a apresentação de cantores da terra. Isso vai proporcionar ao público que for ao evento conhecer um pouco mais da. Os artistas fazem parte do credenciamento de artistas e movimentos culturais programadas.