Cleber Barbosa

Legislativo


O Parlamento Estadual tem um novo deputado. Trata-se de Israel Júnior, suplente da coligação que elegeu Luciana Gurgel (PR), agora de licença do mandato. O presidente Kaká foi quem deu posse a ele na Assembleia Legislativa, ocasião em que esteve presente o ex procurador-geral do MP Jair Quintas, sogro do novo parlamentar.

Mulheres
Duas experientes mulheres estão em uma disputa particular nessas eleições. Fátima Pelaes e Janete Capiberibe que disputam uma cadeira ao Senado. Uma foi a primeira deputada federal e a outra a primeira deputada estadual, no início de suas carreiras.

Homens
Outros dois candidatos ao senado estão falando em uma mesma proposta nessa campanha. Randolfe Rodrigues (REDE) e Jorge Amanajás (PPS) pregam a redução da tarifa de energia elétrica da CEA.

JK
Sabe o Juscelino? Sim, aquele que vive pelas ruas dizendo “minha princesa, meu rei”. Pois é, está batendo ponto todo dia lá na ponte Sérgio Arrura, como candidato. Agora usa caixa de som e um guarda-sol.

Bastão
Por falar em JK a família do ramo das importadoras lança outro pupilo este ano. Trata-se de Jack JK, que é irmão do ex-deputado Michel JK, que virou conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

PT
Nas redes sociais o que deu muito o que falar foi a foto do presidente do PT, Antônio Nogueira, fazendo campanha para o governador Waldez. Nada de anormal, pois a direção nacional havia liberado alianças.

Eleições
Justgamento de ontem do TRE considerou o PT inapto, tendo em vista irregularidades em prestação de contas de eleições anteriores. Na segunda, foram indeferidos PPL e PATRI, por não estarem regulares no Estado do Amapá. A decisão segue parecer do Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral).

Chapa
Na coligação “Com o Povo para Renascer” o PSB foi considerado apto a concorrer, mas deverá retificar o pedido de registro de candidatos para concorrer, só que agora isoladamente, sem o PT. A retificação também poderá ser feita pelos partidos considerados aptos na coligação “Trabalho e União”.

Partido
No mesmo julgamento, o TRE manteve o indeferimento dos pedidos de registro do PT nas eleições proporcionais de 2018 ao cargo de deputado estadual. A ação já havia sido julgada em 28 de agosto, porém, recurso da defesa do partido conseguiu a anulação do acórdão e o novo julgamento.