Cleber Barbosa

Logística


Entre as principais vantagens para o Amapá escoar a produção de grãos do Centro-Oeste, sua proximidade com os países importadores. E trazer em comboios como esse para cá, significa uma milionária economia do que utilizar rodovias e ir a Santos e Paranaguá. Comboio da foto leva o que 1.000 carretas transportariam.

Grãos
Veja como o agronegócio é dinâmico. Lembra que a gente noticiou aqui – inclusive na capa histórica da primeira edição da Revista Diário – que era chegada a hora do porto? Pois é, de subaproveitado, o terminal portuário de Santana ganha nova vida com os grãos.

Nomes
Um arrojado projeto de modal de transporte para escoar parte da produção de grãos do Centro-Oeste foi concebido e agora sai do papel. Além do grupo Fiagril/Cianport, a Caramuru/Sinhá veio pra ficar.

Logística
Os primeiros, na parceria plantio+infraestrutura; já os segundos, se especializaram em reaproveitar a soja, com esmagadora que possibilita três reutilizações, a última delas resulta no SPC, proteína de soja concentrada.

Europa
E nestes dias chegaram à Santana as barcaças com o farelo de soja do Mato Grosso que serão embarcados no próximo dia 23 em navio graneleiro para abastecer uma indústria de ração para salmão, na Noruega.

Moral
Então é isso, grandes empresas se consorciando para possibilitar que no conjunto da sociedade todo mundo ganhe seu dinheiro. Geração de emprego e renda no campo e, certamente, nas cidades.

Prioridade
O Governo do Estado lançou o Programa ‘Colabora Amapá’, plataforma que vai consolidar o Regime de Colaboração entre o Estado e as prefeituras para fortalecer políticas públicas que garantam mais qualidade nos serviços prestados à população, começando pela Educação e Inovação Tecnológica.

Ruas
Já a Prefeitura lembrou da zona norte. Era hora! São cerca de 1 mil metros de trabalhos de terraplenagem que estão em execução no Parque dos Buritis, na saída da cidade. Os trabalhos, abrangem a Avenida João Cândido Soares e as ruas Bertoldo Rosa, Ubiraci de Azevedo, Maria de Fátima Picanço e Santarém.

Dinheiro
E o ano registra a primeira bolada da Mega-Sena, que pode pagar um prêmio de R$ 12 milhões ao apostador que acertar as seis dezenas a serem sorteadas no concurso 2.005, que será realizado a partir das 20h (horário de Brasília) desta quarta-feira, no Caminhão da Sorte.