Cleber Barbosa

Macapá


Deu o que falar essa imagem de um serviço de pintura de estacionamento em um condomínio de luxo na zona sul de Macapá. Eram agentes de operários da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá, a CTMAC, órgão que detém a exclusividade em atuar na organização do passeio público. Formaram uma parceria público-privada.

Greve
Diante da convocação de greve nacional para esta sexta-feira, contra a Reforma Previdenciária, alguns sindicatos do setor de transporte ajuizaram medidas judiciais para garantir a manutenção do serviço público de transporte coletivo de passageiros por ônibus.

Ação
Por aqui, o Setap diz que não judicializou no Amapá pois alega que o sindicato dos rodoviários não cumpriu algum dos seis requisitos necessários a deflagração de greve ou paralisação de serviço essencial.

Visão
Os empreendedores do setor de turismo seguem dando exemplo. Hotéis de Foz do Iguaçu vão assumir pedágio de ônibus para impulsionar turismo rodoviário. É uma iniciativa inédita para o impulsionamento do setor.

Parcerias
A coluna apurou que essa ação, elaborada pela Rede Hoteleira, Prefeitura e Sindhoteis, entra em vigor a partir de julho, com objetivo de atrair mais turistas brasileiros. Um exemplo de visão empreendedora.

Viagem
Bolsonaro mobilizou milhares de apoiadores em Belém. Durante a visita, o presidente fez a entrega de casas populares do Residencial Quinta dos Paricas, que fazem parte do programa Minha Casa Minha Vida.

Polêmica
A imagem de operários e máquinas da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá realizando um serviço em um condomínio de luxo na zona sul de Macapá provocou polêmica. Uma moradora vizinha do condomínio Ilha de Capri, telefonou para a coluna questionando exatamente o serviço por lá.

Sugestão
A vizinha diz: “Sim, pois bem ali do lado existe uma escola municipal que sequer tem uma faixa de pedestre pintada, enquanto a gente vê toda essa estrutura da Prefeitura num condomínio onde sabidamente as pessoas poderiam pagar pelo serviço particular”, questiona a senhora, que pediu para não ser identificada.

Escola
Mas segundo informações repassadas pelo responsável técnico pelo serviço, o engenheiro Jarbas Martins, trata-se de um modelo de parceria público-privada que resultará da adoção de uma escola. A instituição escolhida a sugestão da moradora, a Escola Nilda da Rocha Portal.