Cleber Barbosa

Mundo


A cada quatro anos as torcidas dos quatro cantos do mundo se encontram em alguma país para a Copa do Mundo de Futebol. Nesses estádios, credos, cor, raça, política, enfim, tudo fica de lado, pois o esporte une a todos, apesar da rivalidade. Então estou com a professora Shahla Lotfi, aqui de Macapá: A paz universal é possível.

Extremo
A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) repudia a ação do Greenpeace, organização-não-governamental e internacional, que deixou uma mala simulacro de bomba na Comissão Especial que debate defensivos fitossanitários na Câmara dos Deputados.

Medo
Episódio causou terrorismo psicológico em todos os presentes à reunião. Segundo a Polícia Legislativa da Câmara dos Deputados, ouvida no momento em que a mala foi encontrada, faltou apenas a carga explosiva.

Olhar
O artefato sonoro com simulacro de bomba continha bateria e ligações elétricas para disparo à distância e foi encontrado por um dos assessores no local, que notou comportamento estranho de um homem com barba.

Caminho
A discussão sobre a nova lei dos novos defensivos agrícolas, assim como outras matérias propositadamente polemisadas por setores ambientalistas, precisa ser debatida, esclarecida e não desmobilizada à força.

Inovação
Pelo que a coluna apurou, essa nova legislação vem ao encontro dos avanços e melhorias na tecnologia dos defensivos. Bem como com previsão de que os licenciamento sejam mais céleres. Cometitividade.

Diagro
Veterinários amapaenses recebem instruções sobre diagnóstico da peste suína clássica. Treinamento está sendo realizado por técnicos do Ministério da Agricultura e ocorre de 19 a 21 de junho, numa fazenda na zona oeste de Macapá. Os técnicos são da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária.

Meta
O governo federal quer erradicar a peste suína clássica dos estados do Norte e Nordeste, que ainda não são livres da doença. Até outubro de 2018, o ministério planeja realizar o treinamento, que iniciou pelo Amapá, nos demais estados que compõe as duas regiões. O treinamento é numa fazenda nos arredores de Macapá.

Momento
A capacitação é dividida em dois momentos, um teórico onde foram repassadas as informações sobre a doença e, outro prático, momento em que os médicos veterinários recebem as orientações de como realizar a coleta de sangue e de outros materiais. Capacitação vem em boa hora, claro.