Cleber Barbosa

Na praça


A coluna registra a confraternização dos amigos da Banca do Dorimar, regada a cerveja e gengibirra. Delícias da gastronomia, de Yasmim, dos churrasqueiros Papagaio inventor da máquina de fazer churros de picadinho, João e Sonia Pacheco na preparação das carnes, sucos de goiaba araçá e graviola de primeira qualidade.

 

Waldez

O governador começou ontem as mexidas em seu secretariado após a posse para seu quarto mandato. Conforme a coluna previa, nomes que haviam deixado a equipe para concorrer às eleições estão de volta, como o economis Teles Jr e o professor Rafael Pontes.

 

Pastas

Rafael Pontes, que é dos quadros da Unifap, reassumiu a Secretaria da Ciência e Tecnologia (Setec). Já Teles Júnior não retornou ao Planejamento, mas assume a Secretaria de Estado das Cidades.

 

Institucional

Falando a Ana Girlene, na Diário FM, Teles Jr explicou que uma das missões será fazer a transição para os municípios de algumas políticas públicas tocadas pelo estado, mas com apoio e meios necessários.

 

Aviação

Estudo mostra que mais de 10 milhões de passageiros aéreos sofreram com interrupções de voos elegíveis para compensação, mas, apesar disso, a situação no Brasil foi melhor que no resto do mundo

 

Brasil

Entre as companhias aéreas, três das quatro maiores empresas que atendem no Brasil (Avianca, Azul, GOL e LATAM), mantiveram um cenário positivo com mais de 80% de pousos no horário.

 

Educar

O Governo do Estado apresenta, nesta terça-feira, em evento público no Palácio do Setentrião, os itens de material pedagógico voltado para a alfabetização. Serão entregues 1 milhão de kits para estudantes e professores (do 1º ao 5º ano do ensino fundamental), adaptados à cultura amapaense.

 

Formação

A coluna apurou que esta ação integra o Programa de Aprendizagem no Amapá (Paap), lançado em junho de 2017 pelo Governo do Amapá, em parceria com o Governo do Ceará, e segue a metodologia utilizada no Programa de Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic) do governo cearense.

 

Conteúdo

O kit do estudante contém cadernos de Língua Portuguesa e Matemática; cadernos de produção textual; coleções de livros de histórias. Já o kit do professor inclui: livro paradidático para reforçar a alfabetização; orientação didática; caderno; cartazes; jogos matemáticos; CD´s, etc.