Cleber Barbosa

Naufrágio


Existem muita carga solta na área do navio Anna Karoline III, segundo atestaram mergulhadores. Por medida de segurança foi definido que haverá um deslocamento da embarcação ainda submersa até um local de menor profundidade e mais próximo da margem. Isso permitirá o içamento com mais segurança e menos perda de carga.

Corona
O Exército Brasileiro confirmou ao Governo do Amapá a montagem de Hospitais de Campanha, aproveitando a estrutura de 04 (quatro) ginásios existentes, sendo 02 (dois) em Macapá, 01(um) em Laranjal do Jari e 01 (um) no Oiapoque.

Triagem
O Governo Estadual fornecerá todo o material necessário para a montagem, visando aumentar o número de leitos disponíveis. A 22ª Brigada de Infantaria manterá equipe na triagem dos pacientes com suspeita.

Tropas
Além de apoiar ações ded segurança pública, o Exército também vai atuar na organização e distribuição de mais de 20 mil cestas básicas em Escolas Estaduais por todo o estado.

Vacina
Em três dias de Campanha de Vacinação contra a Gripe, a Prefeitura de Macapá imunizou 21.130 idosos, esgotando assim o primeiro lote de vacina enviado pelo Ministério da Saúde.

Público
Diferente das demais capitais que receberam vacinas para idosos e profissionais da saúde, Macapá recebeu somente o quantitativo para a vacinação do público-alvo correspondente às pessoas acima de 60 anos.

Operação
A empresa contratada pelo Governo do Amapá para tirar o Anna Karoline III do fundo do Rio Jari já está com a balsa posicionada para o resgate do barco. Contudo, o Plano de Reflutuação precisará de algumas readequações para que a operação transcorra com maior segurança.

Etapas
Após posicionar as poitas – pesos em concreto que proporcionam equilíbrio da balsa no momento de içar o navio – as equipes de engenharia da empresa e do Corpo de Bombeiros, que acompanham a operação, agora se concentram em reposicionar o navio ainda debaixo da água para evitar grandes perdas de cargas.

Maré
Os técnicos da empresa e do Corpo de Bombeiros tinham como meta para o dia de ontem (25) colocar os cabos de aço nos locais determinados pelos mergulhadores. No entanto, este trabalho só pode ser feito com a maresia favorável, a maré baixa, por questões de segurança.