Cleber Barbosa

Naufrágio


Já içado do fundo do rio e colocado em posição vertical, o navio naufragado Anna Karoline III está quase em condições de ser rebocado, mas ainda passa por medidas de dragagem de água e lama de seus porões para ser devidamente periciado. Nenhum corpo foi localizado até agora na embarcação.

Números
O boletim informativo sobre a situação do novo coronavírus no Amapá aponta mais resultados positivos de 5 amostras analisadas pelo Laboratório Central do Amapá (Lacen/AP). São 3 mulheres de 43, 57 e 66 anos, e 2 homens de 40 e 76 anos.

Perfis
Outros 2 casos confirmados foram diagnosticados por testes rápidos da primeira remessa enviada ao Amapá pelo Ministério da Saúde. São dois homens, de 53 e 57 anos de idade.

Total
Segundo o comitê estadual, todos esses 7 novos casos são do município de Macapá. Com estes resultados, o Amapá tem agora 19 casos confirmados, 237 descartados e 507 suspeitos em investigação.

Feiras
A diretora técnica do Sebrae/AP, Marciane Santo, disse que o projeto de feiras volantes “drive thru” têm se mostrado muito eficazes e deverão ser fortalecidas nas próximas semanas, inclusive na área central.

Safra
O projeto já percorreu 17 comunidades ou condomínios e os relatos recebidos são de que isso além de levar alimentação sadia aos bairros, salvou a produção de muitos agricultores familiares.

Quarentena
O governador Waldez (PDT) anunciou a prorrogação do decreto de calamidade pública em todo o estado, o que significa prolongar por mais uma quarentena – quinze dias – a proibição de aglomerações de pessoas em espaços públicos, eventos e o regular funcionamento do comércio.

Mais rigor
Em entrevista coletiva ontem à noite, ele explicou também ser fundamental seguir esses protocolos, mas também observar como a doença está evoluindo em território amapaense, alcançando um estágio que os especialistas locais tratam como a terceira onda do ciclo epidemiológico do novo Coronavírus.

Necessário
Já o prefeito de Macapá, Clécio Luís (REDE), que também esteve na coletiva, disse lamentar que tenham sido obrigados a adotar essas medidas, ainda mais rigorosas para conter a circulação do vírus e resguardar a saúde das pessoas, mas que não restava outra alternativa.