Cleber Barbosa

No limite


O motorista desta carreta precisou de toda perícia para não sair levando a fiação elétrica do bairro do Laguinho, em Macapá. Ao que parece a regra é passar o mais próximo dos postes, para evitar as “barrigas” dos fios mais baixos. De qualquer forma fica a necessidade de se regular o trânsito desses gigantes pelas ruas e avenidas da cidade.

Terras
O Amapá já possui mais de 100% de área passível de registro inseridos no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Já são mais de 4,5 milhões de hectares cadastrados em todos os 16 municípios do Estado. Os dados foram atualizados pelo Serviço Florestal Brasileiro.

Ranking
O percentual é calculado de acordo com a área passível de cadastro é estimada com base no Censo Agropecuário 2006 (IBGE) e nas atualizações do Distrito Federal, além de AP, AM, ES, PA e MT.

Interior
No Amapá, a área estimada era de 2,07 milhões de hectares. A coluna apurou que esse resultado superou estimativa de área passível de cadastro, extensiva aos 16 municípios amapaenses.

Pneus
A Prefeitura de Macapá irá retirar nesta terça-feira, dia 7, cerca de 21 toneladas de pneus inservíveis das ruas da capital. Esse trabalho é feito pelo Município desde 2017 e é um dever socioambiental, diga-se.

Reuso
O objetivo é combater, além de lixeiras viciadas, a proliferação de criadouros do Aedes aegypti. Todo material recolhido será enviado para a reciclagem, onde passará por várias fases de trituração para reutilização.

Turismo
Olha que boa notícias para os prefeitos. A partir de sexta-feira agora, dia 10 até o fim do mês de maio, gestores estaduais e municipais, empresas e consórcios públicos poderão solicitar apoio financeiro do Ministério do Turismo (MTur) para a realização de obras de infraestrutura turística.

Recurso
As propostas devem ser apresentadas no Sistema de Convênios do Governo Federal (Siconv) e deverão ter o valor mínimo de R$ 250 mil. A disponibilização deste recurso é fundamental para que estados e municípios brasileiros ampliem e qualifiquem sua oferta, focando em receber cada vez melhor os visitantes.

Projetos
Desde a criação do Ministério do Turismo, em 2003, a pasta já destinou mais de R$ 10 bilhões para obras de infraestrutura em 4,3 mil municípios. Os projetos vão desde intervenções pontuais em praças e outros atrativos turísticos até obras de grande porte como pontes e rodovias.