Cleber Barbosa

No rádio


Convidados do nosso radiofônico Conexão Brasília do último final de semana: Eliezir Viterbino (Fecomércio), general Viana Filho (Exército), Waldeir Garcia (Sebrae), Lilian Azevedo e o colunista (do programa) além de Edyr Pacheco (Sindetur). Se você perdeu é possível rever em nossa página no Facebook/ CleberBarbosaTV

Feito
A imagem de um militar do Amapá sendo recepcionado com todos os protocolos durante uma visita de inspeção em quartéis de Belém e São Luís é algo inédito, inimaginável até bem pouco tempo. Foi o general Viana Filho, comandante da 22ª Brigada de Selva.

História
É que em várias instâncias da administração pública federal sempre foi o contrário, com o Amapá sendo subordinado a representações sediadas em Belém. Isso agora só foi possível porque a Sede fica em Macapá.

Batalhões
Na prática, uma Brigada – também chamada de grande unidade – é a reunião de três batalhões subordinados a um oficial general. A 22ª Brigada, lidera o 34º BIS (Macapá), o 2º BIS (Belém) e o 24º BIS (São Luís).

Oiapoque
Ainda no campo militar, a Marinha do Brasil recebeu um imóvel em Oiapoque, onde deverá instalar uma agência da Capitania dos Portos do Amapá. Localização estratégica, claro, na fronteira BRA/FRA.

Energia
Oiapoque também está recebendo a instalação de uma usina de energia solar, tocada por um consórcio francês. Poderá ser o fim do último gerador de energia términa por lá, aquela que queima óleo diesel.

Aeroporto
Uma das obras públicas mais aguardadas dos últimos anos no Amapá, o novo Aeroporto Internacional de Macapá tem sua entrega finalmente confirmada para dezembro deste ano, em meio ao anúncio de que o antigo terminal será demolido. A notícia causa certo impacto, nos saudosistas.

Virada
A novidade da entrega do novo aeroporto, é considerada a representação de uma virada de página, um recomeço e uma nova etapa, de modernidade e ampliação da capacidade de cargas e passageiros. No fim de semana, o caderno Nota 10 do Diário do Amapá publicou reportagem completa sobre a trajetória do aeroporto.

Nostalgia
Por este velho aeroporto, de configuração e formas arquitetônicas consideradas há muito tempo ultrapassadas, também chegaram muitos artistas, celebridades como cantores, atores e atrizes, bem como gente importante da política nacional, bandas e muitas histórias a serem contadas.