Cleber Barbosa

No rádio


Entre os convidados do nosso programa de ontem o estatístico do IBGE Adrimauro Gemaque e o senador eleito Lucas Barreto (PTB). Programa também ouviu o novo deputado estadual, Jesus Pontes (PTC), que é pecuarista e dirigente da Acriap (Associação dos Criadores do Amapá) na eleição de domingo passado.

Menor
No Dia da Criança, comemorado na sexta-feira, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), por meio da Comissão de Infância e Juventude, promoveu, na data comemorativa, a campanha de utilidade pública denominada “Deveria Ser”.

Reflexão
No Brasil, ainda há 2,7 milhões de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil. A campanha visa fomentar a reflexão social, abordar o enfrentamento desse fenômeno que atinge milhões de crianças.

Dados
Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o trabalho infantil priva as crianças da dignidade e da infância, além de ser prejudicial ao desenvolvimento físico e mental.

Eleição
Ontem deveria ser o primeiro dia da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, mas não rolou. Tem a ver com a proibição pelo TSE até que haja uma definição sobre quem disputará o segundo turno.

Programas
Por falar em propaganda, foi ao ar a propaganda eleitoral gratuita do segundo turno da corrida presidencial, entre Bolsonaro e Haddad. Tempos iguais desta vez, com cinco minutos para cada um.

Educar
Projeto desenvolvido pelo Núcleo de Educação Inclusiva do SESI Amapá promove inclusão por meio de aulas de jiu-jitsu. Denominada Corpo Vivo, a iniciativa tem como objetivo contribuir para a qualidade de vida de crianças e adolescentes que possuem necessidades educacionais especiais.

Histórico
Há cinco meses, o projeto vem transformando a vida dos participantes, que encontraram nos tatames mais uma razão para sorrir. Coordenado pelo mestre faixa roxa, Jean Alves, o trabalho vem sendo desenvolvido com nove alunos que apresentam algum déficit no desenvolvimento, seja físico, cognitivo ou emocional.

Inclusão
A inserção dos alunos no projeto tem apresentado resultados qualitativos no que se refere à melhoria do desempenho educacional e no processo de aprendizagem. As aulas têm proporcionado avanço no dia a dia dos participantes e a prática está despertando a vontade de aprender mais.