Cleber Barbosa

“Passo”


Estreante na política, o economista e pecuarista Jesus Pontes, deputado eleito para o Parlamento Estadual, declinou de concorrer a presidente da ALAP, conforme pedia uma enquête na web, organizada pelo MBL, movimento de direita jormado por jovens lideranças políticas. Diz ter outros projetos na prioridade.

Energia
Em 2018, o Brasil ultrapassou a marca histórica de 2 mil megawatts (MW) de potência operacional da fonte solar fotovoltaica conectados na matriz elétrica nacional. E a trajetória de crescimento seguirá em ritmo acelerado em 2019.

Mercado
O setor ultrapassará a marca de 3 mil MW até o final do ano, atraindo ao país mais de R$ 5,2 bilhões em novos investimentos privados, com a instalação de mais de 1 mil MW adicionais em todos os sistemas.

Fatura
Por aqui, no Amapá, essa também já é uma realidade, inclusive já sendo possível a conexão do sistema fotovotaico à rede convencional, distribuída pela CEA. O excedente pode voltar em forma de descontos.

Ranking
A violência policial contra as mulheres e o recorde de homicídios foram alguns dos destaques negativos do Brasil no relatório mundial da Human Rights Watch (HRW), ONG de defesa dos direitos humanos.

Imagem
O documento, publicado nesta quinta-feira, consiste na revisão anual das práticas de direitos humanos em mais de 90 países e territórios, incluindo o Brasil. O alcance do relatório é internacional.

Concurso
O Governo divulgou o resultado preliminar da prova objetiva do concurso público para oficiais de saúde da Polícia Militar do Estado do Amapá (PM/AP). O resultado pode ser acessado no site da Secretaria de Estado da Administração (Sead) e no Diário Oficial do Estado (DOE).

Regras
O prazo para os candidatos entrarem com recurso é de dois dias úteis, a partir da divulgação do resultado, devendo encerrar na próxima segunda-feira, dia 21, por causa do fim de semana. Os recursos serão julgados conforme cronograma oficial previsto no edital. O resultado final está previsto para o dia 2 de fevereiro.

Números
Foram 1.829 candidatos que concorreram a 10 vagas para contratação imediata e 14 para o cadastro reserva. Para esta área, as vagas são para ensino superior: médico; enfermeiro; farmacêuticos; fisioterapeutas e odontólogos. A remuneração para os aprovados será de R$ 9.326,53.