Cleber Barbosa

Posse


Tomou posse ontem em concorrida solenidade na Fecomércio a primeira diretoria da Federação dos Transportes do Estado do Amapá. A entidade chega falando firme em relação a demandas que o estado apresenta em termos de modal e logística de transporte para fazer girar a roda da economia.
Ao trabalho então!

Mandioca
A Embrapa Amapá promove hoje e amanhã uma série de minicursos gratuitos voltados para o cultivo da mandioca, no Auditório Marabaixo, na sede da Embrapa (Rodovia JK), em Macapá. Essas valiosas capacitações são gratuitas, é bom que se diga.

Técnicas
Outro destaque a ser dado no minicurso ministrado por Manoel Cravo será a redução do impacto ambiental no cultivo de mandioca na Amazônia, pelo uso de calagem e adubação, técnicas revolucionárias de manejo.

Campo
O Governo Federal prorrogou, mais uma vez, o prazo final para a realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Os proprietários e possuidores de imóveis rurais terão até o dia 31de dezembro para fazer a inscrição.

Utilidade
Instituído pelo Código Florestal o CAR é um registro eletrônico, obrigatório a todos imóveis rurais, que permite o controle, monitoramento e planejamento ambiental e econômico. E o combate ao desmatamento.

Acia
O empresário Jaime Nunes, que preside uma das maiores holdings do estado, se licenciou do cargo de presidente da Associação Comercial e Industrial do Amapá. É para se habilitar às Eleições 2018.

Encontro
O Amapá vai sediar hoje e amanhã um dos mais importantes encontros técnicos para a adimplência dos Estados e municípios com a União, fator essencial para a captação de recursos públicos dos entes federados. Criado em 2012, o Fórum Interestadual de Regularidade Fiscal ocorrerá no Museu Sacaca.

Estados
O evento anual vai reunir técnicos de 23 estados e do Distrito Federal (DF) que estarão em Macapá para discutir, entre outros temas, a capacidade das unidades federativas em cumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A responsável pelo evento no Amapá é a titular da Seplan, Jacilene Nogueira.

Critérios
A secretária e coordenadora explicou que a regularidade fiscal, basicamente, implica no cumprimento de requisitos previstos na LRF, como limite de despesa com pessoal, aplicação mínima na educação e na saúde, além de obrigações tributárias e financeiras com os órgãos federais.