Cleber Barbosa

Posses


Olha aí o governador com cinco novos gestores de pastas importantes na máquina estadual. Diogo Grunho (Defenap), Evandro Milhomem (Secult), Daniel Montagner (SDR), Jorielson Nascimento (EAP) e Maria Luciane (Setur). O governador já trocou mais de dez secretários neste novo período de gestão.

Porto
A juíza Odaíse Picanço Benjamin, da 6ª Vara do Trabalho, determinou a realização de uma perícia técnica no local do desabamento do píer flutuante da mineradora Anglo American, em Santana. Não o primeiro, mas o último, que nem chegou a ser inaugurado.

Peritos
O grupo multiprofissional responsável pela perícia é coordenado pelo professor-doutor Marcelo Rassy, da Universidade Federal do Pará (UFPA), além de outros técnicos, analistas e especialistas convidados.

Anglo
Ontem aconteceu o primeiro dia de trabalho do grupo, para subsidiar ajuizamento de ação civil pública na Justiça do Trabalho, contra a Anglo, pois o processo é da época do acidente, de 2013, antes da Zamin.

Staff
A mineradora inglesa enviou seus técnicos e especialistas para acompanhar o primeiro dia de perícia judicial na área do sinistro. Mas até o fechamento da coluna a Anglo não havia se manifestado a respeito.

Solo
A magistrada determinou prazo de dez dias para a conclusão da perícia no local do acidente, com previsão inclusive da realização de sondagens e perfurações para coleta de amostras do solo.

Pastas
O governador Waldez empossou ontem quatro novos gestores para a sua equipe de gestão. As mudanças foram na Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Defensoria Pública (Defenap), Escola de Administração Pública (EAP) e Desenvolvimento Rural (SDR).

Nomes
Na Setur saiu o advogado Vicente Cruz e entra Maria Luciane Costa. Evandro Milhomem foi empossado como o novo secretário da Cultura no lugar de Dilson Borges. Na Defenap, Horácio Magalhães foi substituído por Diogo Grunho. E na EAP, saiu Cristiane Vilhena para entrar Jorielson Nascimento.

Pesquisa
Waldez anunciou o zootecnista Daniel Montagner como o novo secretário do Desenvolvimento Rural (SDR) no lugar de José Renato Ribeiro, que vinha respondendo pela pasta. Montagner tem vínculo como servidor da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a Embrapa.