Cleber Barbosa

Recurso


A Anglo American entrou com recurso contra a decisão da Justiça do Rio em negar pagamento do seguro pelo acidente no porto em Santana. A empresa possui laudos de especialistas brasileiros e internacionais indicando que houve um “colapso abrupto e inesperado do solo”e que o acidente se deu por causas naturais e assim imprevisíveis.

Energia
A promotora de Justiça Samile Brito, coordenadora das Promotorias de Laranjal do Jari, realizou visita à comunidade de São Francisco do Iratapuru e diz ter constatado os impactos causados pela barragem da Usina Hidrelétrica Santo Antônio do Jari.

Apuração
Ela abriu procedimento em conjunto com o Ministério Público Federal, para acompanhar o cumprimento das condicionantes do licenciamento ambiental da empresa EDP, responsável pela obra da barragem.

Cigarros
O Amapá registra R$ 41 milhões de evasão fiscal com o mercado ilegal de cigarros, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO), que inicia uma campanha em Macapá.

Região
A campanha será em toda a região Norte do país, para conscientizar donos de mercados, padarias e bares sobre as consequências de vender cigarros com valor diferente do preço tabelado.

Perigos
A campanha reforça outra grave consequência da mudança dos valores do produto: o favorecimento do mercado ilegal, pois os consumidores passam a buscar opções mais baratas – e perigosas.

Mobília
Com o caixa em baixa pelo desaquecimento da mineração, prefeito Élson Belo, de Serra do Navio, foi à sede da União Brasileira de Municípios (UBAM), no centro de Macapá, para receber a doação de móveis de escritório, que servirão para reequipar secretarias e órgãos da prefeitura.

Ajuda
Segundo a presidente estadual e coordenadora da UBAM na Região Norte, Alandy Cavalcante, a doação faz parte de uma das ações da entidade, através do Programa de Aparelhamento das Prefeituras, que vem beneficiando os municípios filiados, nessa travessia da crise econômica que quebra gestões municipais.

Projetos
Entre projetos que a capacidade técnica da UBAM pode ajudar os prefeitos, está a elaboração de projetos para 2019, que atenderão às emendas de bancada e parlamentares, as quais serão apresentadas ao Orçamento da União no dia 1º de Novembro, como para gerenciamento de resíduos.