Cleber Barbosa

Reformas


Passou na CCJ do Parlamento Estadual o pacote de medidas do Governo do Amapá para modernizar a máquina estatal responsável pelos licenciamentos e suporte técnico ao setor produtivo. Agora os quatro projetos enviados pelo Setentrião seguem a mais duas comissões temáticas antes de ir ao soberano Plenário.

Agro
Os presidentes da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), João Martins, e de mais oito confederações patronais se reuniram, na terça (28), com o presidente da República, Jair Bolsonaro, para entregar uma carta de apoio à Reforma da Previdência

Nordeste
Eles também apresentaram ao governo um projeto em parceria para reduzir a miséria nas regiões mais pobres do Nordeste, com recursos de R$ 1 bilhão. Paulo Guedes e Onyx Lorenzoni também participam.

Indústria
O engenheiro Bruno Cei foi eleito novo presidente da Federação das Indústrias do Amapá (FIEAP), bem no dia em que a Polícia Federal deflagrou em Macapá uma operação para apurar desmandos por lá.

Correto
Claro que Bruno Cei nada tem a ver com o caso, tanto que foi logo dizendo “estar chegando agora”. Mas não tripudiou em cima do episódio, preferindo ser diplomático e garantir acesso a todas as informações.

Brasília
O novo coordenador da Bancada Federal, deputado André Abdon (PP), diz à coluna que a orientação para a atuação deste colegiado, embora pequeno, é manter a unidade em torno das causa do estado.

Trabalho
Como diminuir os riscos de funcionários sofrerem lesões físicas ao carregarem peso durante a jornada de trabalho? Esse foi o problema lançado para estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Amapá, no Grand Prix de Inovação realizado na unidade Vale do Jari.

Inovação
A coluna apurou que nessa maratona, os jovens estudantes do Sistema S lá da região do Vale do Jari tinham a missão de apresentar soluções criativas para questões-desafios em 48 horas. Nesse período, eles também receberam orientações de profissionais para desenvolverem ideias, protótipos e projetos.

Seguro
A solução encontrada pela equipe que garantiu o primeiro lugar na disputa foi um carrinho de utilidades controlado remotamente via bluetooth. No veículo, o funcionário deposita a carga e ativa o sistema de transporte com o uso de um smartphone. Sem carregar os objetos, claro.