Cleber Barbosa

Reformas


O governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), reuniu seu staff em pleno fim de semana para detalhar o lançamento da nova estrutura desenhada para o setor econômico, uma das medidas mais importantes da atual gestão – após uma grave crise que levou ao fechamento de órgãos de licenciamento e a decisão de mudar tudo.

Mudanças
Waldez reuniu auxiliares diretos e também os respectivos titulares dos órgãos que passarão a ser interlocutores com os mercados, Julhiano Avelar pelo novo Instituto de Terras e Robério Nobre pela renovada Secretaria do Meio Ambiente.

Órgãos
Além disso, Sema e Rurap terão novas atribuições para dinamizar os atendimentos aos produtores. Com essa nova formatação vamos otimizar os serviços e desburocratizar a máquina pública.

Negócios
Um acordo econômico está sendo alinhavado para salvar não apenas quatro torres em contrução em Macapá, com efeitos no setor da construção civil. Trata-se da possível fusão entre Construtora Icon e a Dan Heberty.

Movimento
O domingo dos macapaenses foi colorido pela XIX Parada do Orgulho LGBT+. Evento foi na orla de Macapá, que recebeu não apenas ativistas, mas muita gente que entende viver numa sociedade mais tolerante.

Público
De acordo com a organização do evento, mais de sessenta mil pessoas marcharam ao longo do percurso, de aproximadamente 9 km. O prefeito Clécio Luiz foi homenageado pelo apoio dado ao evento.

Mineração
A promotora de Justiça Amanda Silveira Uchôa, de Santana, pediu a absolvição do empresário Jorge Augusto Carvalho de Oliveira, acusado de usar indevidamente o título de presidente da mineradora Icomi S.A. Trata-se de mais um capítulo na novela que se tornou a disputa pelo espólio da empresa.

Disputa
Mas a decisão da promotora não põe fim ao impasse, ao contrário. A promotora conclui que o mérito da disputa tem que ser dirimida em foro próprio, ou seja, tribunais mercantis. No papel, ou melhor, papéis, o controle acionário da Icomi S.A. já não é de Jorge Augusto, mas de Yong Chung, que é sul-coreano e americano.

Imbróglio
Jorge Augusto vale-se de decisão judicial que anulou a assembleia societária que o destituiu da presidência da Icomi, realizada em 2013. E anulou os atos posteriores, o que sugere nova assembleia. Foi feita, com o nome de Jorge novamente de fora da diretoria da tradicional mineradora.