Cleber Barbosa

Saúde


O programa Conexão Brasília de sábado terá dicas valiosas de saúde, com o médico amapaense Olavo Picanço (foto), que entre suas especialidades médico, é cirurgião digestivo e oncologista; mestre em ciências pela Unifesp; professo. de cirurgia da Unifap. Entre os temas, claro, alertas importantes sobre a prevenção do câncer.

Leite
O “Agosto Dourado” traz a conscientização sobre a importância da amamentação, mas muitas grávidas e mães de primeira viagem têm dúvidas sobre como é o processo correto da amamentação, o que faz com que muitas desistam de amamentar.

Tabu
Segundo a responsável técnica pelo Banco de Leite Humano do Hospital da Mulher Mãe Luzia, Darcineyde Dias, a dúvida mais comum é se o leite produzido pela mãe é nutritivo ou em quantidade suficiente.

Dicas
A dica é procurar imediatamente o BLH em caso de dúvidas, onde profissionais qualificados poderão esclarecer todos os questionamentos e verificar se coisas simples, como a posição do bebê ou a ‘pega’ da mama.

Saindo
O ex senador Gilvan Borges confirmou ontem estar deixando a base aliada do governador Waldez. Alega que existem muitos outros candidatos ao senado ao lado do atual mandatário do estado.

Quites
No PDT nenhuma manifestação oficial sobre o rompimento de Gilvan. Fontes pedetistas, entretanto, dizem que há sentimento de dever cumprido, como a eleição à PMM de 2016 quando os partidos estiveram juntos.

Justiça
Tribunal de Justiça integra a campanha “16 dias de ativismos pelo fim da violência contra as mulheres”. A instrutora Sônia Ribeiro, representou o TJAP na primeira reunião para elaboração da programação do evento, na Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres do Estado.

Data
Anualmente no Brasil, a campanha ocorre de 25 de novembro – Dia Internacional para Eliminação da Violência contra as Mulheres – a 10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos. Os programas são permanentes no Judiciário no combate à violência de gênero, como o Justiça pela Paz em Casa.

Estratégia
Para a campanha de deste ano, Sônia apresentou como sugestão, por parte da Justiça, a intensificação de atendimentos nos centros judiciários de solução de conflitos e cidadania implantados na própria Secretaria das Mulheres e nos centros de atendimento à mulher e à família (CAMUF’s).