Cleber Barbosa

Temático


Alguns ônibus da empresa AmazonTur circulam pelas ruas da cidade com pintura na cor rosa, uma forma de aderir ao Outubro Rosa, mês temático para reflexões sobre prevenir o câncer de mama e do colo do útero. Não é a primeira vez que a empresa inova ao lançar um projeto de responsabilidade social. Novembro será o azul!

Eleições
Com o bater do martelo no TSE, Waldez Góes e João Capiberibe vão reeditar mais uma disputa entre PDT e PSB, entre o azul e o amarelo, entre o trabalhismo e o socialismo. As duas maiores lideranças política do Amapá das últimas décadas.

Embates
As duas agremiações partidárias se alternam no poder desde 1994, quando Capi foi eleito governador; reeleito em 1998; Waldez foi eleito em 2002, reeleito em 2006 numa disputa com o próprio Capi. Agora é a ‘negra’.

Estilos
Os dois possuem estilos distintos, embora venham aparentando sutis mudanças. Waldez era mais dado à conciliação, mas agora edita o “bateu levou”. Capi era o mais turrão, mas agora faz estilo “paz e amor”.

Diplomacia
Quando foi reeleito, em 2006, Waldez dizia que algumas pessoas o queriam dando murro na mesa, coisa que relutava e sempre buscou o diálogo, a conciliação. Os eleitores assimilaram seu estilo de governar depois.

Revisão
Já Capiberibe, mantém o discurso socialista, mas já admitiu estar revendo conceitos, pois no passado já foi contra fábricas, contra a mineração e até o agronegócio. Agora defende o incremento dos setores.

Economia
Em agosto, o setor de serviços amapaense avançou 1,8% (série com ajuste sazonal) na comparação com julho deste ano. É o terceiro mês consecutivo sem recuo nesse indicador. Em relação a agosto do ano passado (série sem ajuste sazonal), o volume de serviços caiu 5,2%.

Números
Para s eter uma dmensão, em 2018, o volume acumulado de Serviços é de -6,1%. A taxa acumulada em 12 meses apresentou variação de -7,7%. Esses são os destaques da Pesquisa Mensal de Serviços, cujo material de apoio e demais informações podem ser acessados no site do IBGE – Pesquisa Mensal de Serviços.

Colocação
O Amapá foi um dos 21 estados que obteve resultado positivo em agosto, ficando na nona posição no ranking. Pernambuco (7,1%), Amazonas (6,4%) e Tocantins (4%), apresentaram os 3 melhores resultados. Espírito Santo (-1,2%), Maranhão (-1,2%) e Acre (-2,3%) os 3 últimos.