Cleber Barbosa

Trânsito


Tanto tempo em casa, as pessoas nem viram, mas o novo trecho da ponte sobre a Lagoa dos Índios, na Rodovia Duca Serra (AP-020), está sendo entregue para abrigar o fluxo de veículos a partir de quarta-feira, dia 8.
A medida serve para dar continuidade à construção da nova estrutura, que necessita da interdição da atual pista.

Respiradores
O Amapá vai receber respiradores hospitalares e vacinas enviados de Brasília. Aeronaves das Forças Armadas iniciaram na segunda-feira (06) o transporte de equipamentos hospitalares e medicamentos para combate ao Covid-19.

Aeronaves
As operações estão sendo realizadas pelo Ministério da Defesa, em ação coordenada com o Ministério da Saúde e ainda com o apoio da Confederação Nacional da Indústria, a poderosa CNI.

Roteiro
A decolagem de Brasília foi às 16 horas, com um roteiro que incluía Palmas (TO). Já a saída de Palmas estava prevista para 18 horas, com pouso previsto em Macapá (AP) às 19h45 – horário de Brasília.

Naufrágio
Chegou ao fim a operação de resgate no navio Anna Karoline III. A empresa contratada pelo Governo do Amapá finalizou a reflutuação, onde foram encontrados mais cinco corpos, totalizando 39 vítimas fatais.

Mais dor
Os corpos encontrados na etapa final das buscas são de dois homens, duas mulheres e uma criança, que estão na Polícia Técnico-Científica, em Macapá, para reconhecimento oficial por parte de familiares.

Volta
A Coordenação Estadual do TFD (Tratamento Fora de Domicílio) monta estratégia para “repatriar” de volta ao estado os pacientes que precisaram viajar para outros centros do país em busca de outros tratamentos de saúde – bem antes da pandemia mundial do novo Coronavírus.

Ilhados
Os últimos pacientes que ainda precisam do traslado até Macapá estão reunidos em Belém (PA) e estão sendo trazidos de forma gradativa, mediante a disponibilidade das aeronaves do estado, que também são empenhadas no transporte de medicamentos e também exames de pacientes suspeitos de Covid-19.

Voos
Problemas de cancelamento de voos pelas companhias aéreas comerciais para Macapá agravaram o problema do traslado dos pacientes do TFD, pois os dois únicos voos semanais para a capital do Amapá, da Gol e da Latam, ou estavam lotados ou foram suspensos.