Cleber Barbosa

Turismo


O setor de serviços apresentou uma reação de 0,8% neste início do ano e proporcionou respostas para a economia do Amapá, segundo dados do IBGE. Entre as atividades que se enquadram, o turismo, que vai sim reagindo, graças ao esforço coletivo. Na foto, turistas do Rio de Janeiro banhando-se no Rio Amazonas.

Soja
Em meio ao turbilhão de acontecimentos, paralelo ao frenesi dos assuntos factuais está o atemporal agronegócio e suas importantes alegrias ao país. É o que diz o advogado Pérsio Oliveira Landim, especialista em direito agrário, am artigo atualíssimo sobre o tema.

De olho
Ele alerta, porém, para a “fábrica da boataria”, provocada pela onda “fake news” – com intuito de propagar negativas sensações – é preciso comemorar uma boa notícia repleta de orgulho nacional.

Íntegra
Ainda segundo o especialista, “o ativismo tem que ser constante para que os sucessivos números positivos sejam convertidos em contrapartidas tão honrosas e significativas quanto”. (www.portaldoagro.com)

Candidatos
Pelo menos dois ‘presidenciáveis’ já manifestaram através de seus partidos por aqui planos para visitar o Amapá em clima de pré-campanha: Jair Bolsonaro, pelo PSL, e Álvaro Dias, pelo PODEMOS.

Datas
Entre as lideranças locais que anunciam festa para recebe-los, estão a deputada estdual Telma Gurgel (PSL) e a deputada federal Josy Araújo (PODE-AP). As datas para a vinda dos presidenciáveis não estão fechadas.

Servidor
O Ministério do Planejamento respondeu positivamente para a requisição do Governo do Estado em descentralizar o atendimento para quem almeja entrar para o quadro de servidores da União através da Emenda Constitucional (EC) 98 – processo conhecido como transposição para a União.

Central
Agora, além da Samp Amapá, o Super Fácil da Zona Sul de Macapá, também vai abrigar o serviço de protocolo para iniciar o processo de quem pleiteia o acesso pela EC 98. O atendimento será das 8 às 18h. A entrada para a demanda da transposição será, exclusivamente, pela lateral da unidade.

Regras
O procedimento é automatizado e só pode ser executado por servidores federais habilitados no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) do Ministério do Planejamento. O protocolo é feito apenas por servidores da Superintendência de Administração do Ministério do Planejamento.