Cleber Barbosa

Turismo


O turismo regional entre o Amapá e a Guiana Francesa pode passar por um incremento e deslanchar. Para isso, é preciso que se divulgue mais questões como a dispensa de visto para quem faz turismo passando pelo aeroporto de Caiena. Existem situações em que basta apresentar a passagem de conexões por lá.

Educação
Ensino de jovens e adultos promovido pelo SESI Amapá vem garantindo novas chances para quem quer estudar. Como a história de Maria Perolina, 51 anos, é mais um caso de sucesso da Nova metodologia de Educação de Jovens e Adultos.

Exemplo
Por meio de um formato de ensino rápido e eficiente, com carga horária seja reduzida com base no reconhecimento de saberes prévios, Perolina aproveitou a oportunidade para concluir os estudos após 20 anos.

Web
O retorno aos estudos foi uma realização pessoal e um caminho que está apenas iniciando. A história completa de Maria Perolina está postada em nosso portal na Internet, acesse www.cleberbarbosa.net.

Tribunal
Nesta quinta-feira TRE/AP empossa no cargo de juiz membro, o advogado Jâmíson Neí Mendes Monteiro. A cerimônia de posse acontece às 17 horas, no plenário da Justiça Eleitoral.

Eleição
O Pleno é constituído por dois juízes da classe dos desembargadores, dois juízes de direito, um juiz federal e dois juízes da classe dos advogados de notório saber jurídico e idoneidade moral.

Guiana
Viajar para Caiena é sonho de muitos brasileiros, seja a trabalho, a passeio ou para visitar parentes que moram lá. Mas diferente de quem viaja para Paris, para ir bem ali na Guiana Francesa é preciso conseguir um visto de permanência, documento que por enquanto só na Embaixada da França, em Brasília.

Visto
A reabertura do Consulado da França no Amapá, em abril deste ano, renova as esperanças de que essas relações possam ser facilitadas, pois entre as atribuições do novo cônsul honorário em Macapá está a emissão dos vistos para brasileiros. Só que a dispensa do visto na verdade já existe, mas é preciso saber como.

Mercado
A grande novidade é que o setor de turismo poderá ser incrementado com a divulgação das novas regras, pois é possível ser isento do visto para fazer uma conexão de até três dias em Caiena e prosseguir na viagem rumo ao Caribe, os Estados Unidos, a Europa ou qualquer lugar do mundo.