Cleber Barbosa

Turismo


Um grupo com 40 crianças e adolescentes da Guiana Francesa, com idades entre 8 e 15 anos, visitou a Fortaleza de São José de Macapá e o Monumento Marco Zero do Equador. Eles compõem uma programação turística em território brasileiro, organizada pela Associação Tourépé, de Cayenne (FRA). Pela alegria na foto, gostaram.

Poder
Quando Sarney era senador pelo Amapá e presidia o Congresso Nacional, seus opositores criticavam notas de jornal anunciando que cumpriria agenda no estado. Diziam que era sua obrigação. Mas hoje, Davi está no mesmo cargo e as notas não inevitáveis.

Voltas
Isso para que se possa compreender o tamanho e a revelância do posto de presidir as duas principais Casas Legislativas do país. Ah, tem mais. A mesma oposição batia também na recepção a Sarney no aeroporto.

Substituto
Bem, o fato é que Davi fica impedido de estar mais presente no Amapá, mas conta com uma ajudinha domética valiosa. O irmão Josiel Alcolumbre, suplente de senador e que vai aos compromissos locais por ele.

Agenda
Nesta sexta-feira o ministro da Cidadania, Osmar Terra, desembarca em Macapá para uma série de compromisso como a entrega de caminhões para a agricultura e visita o Barco-Escola do SENAI, o Samaúma.

PAA
O ministro também celebra os 10 anos do Programa de Aquisição de Alimentos, lança o PAA 2019 e entrega 23 caminhões e duas picapes, para as Centrais de Distribuição de Alimentos da Agricultura Familiar.

Viagem
Jovens guianenses participam de uma programação turística em território brasileiro, organizada pela Associação Tourépé, de Cayenne (FRA). A entidade trabalha com projetos musicais e de lazer. A comitiva chegou ao Amapá no dia 7 de julho, e deve permanecer até o dia 20 do mesmo mês.

Interação
A recepção aos guianenses foi organizada pela Secretaria do Turismo (Setur), que projetou junto com a Tourépé roteiro de visitas para os pequenos turistas, e cedeu o transporte, guias e intérpretes. O diretor de Planejamento da Setur, Sandro Borges, diz que a estada dos guianenses é importante para fortalecer o setor.

Férias
Neste período do ano, a Guiana Francesa tem a chamada grandes férias escolares, ocasião em que diversas colônias de férias são organizadas, com destino ao exterior. Para esse grupo, o Amapá foi o escolhido. Esta é a primeira vez que estes jovens vêm ao Brasil, um país vizinho.