Douglas Lima

Corrupção

Nesta época de delações ou colaborações, hipocritamente chamadas de premiadas, não vou falar de corrupção. Aliás, não vou condená-la. Não vou condená-la porque ela é presente na humanidade desde os primórdios. As primícias do gênero humano foram a corrupção, a desobediência, o pecado. Lá no Éden, para ser iguais a Deus, ou pensando ser iguais, […]


Nesta época de delações ou colaborações, hipocritamente chamadas de premiadas, não vou falar de corrupção. Aliás, não vou condená-la. Não vou condená-la porque ela é presente na humanidade desde os primórdios. As primícias do gênero humano foram a corrupção, a desobediência, o pecado. Lá no Éden, para ser iguais a Deus, ou pensando ser iguais, querendo se igualar ao Criador, Adão e Eva comeram o fruto do conhecimento do bem e do mal. Em seguida, por inveja, querendo uma posição melhor na vida, Caim matou o irmão Abel. Adiante, a corrupção tomou conta tanto do mundo que o próprio Deus resolveu dizimá-lo com o Dilúvio. O homem, querendo mais e mais, chegou ao desplante de atingir a morada do Divino, construindo uma torre para atingir o Céu. Aí, provocou a Babel. Abraão mentiu para os egípcios; Jacó enganou e roubou o irmão Esaú. Os filhos de Jacó, por inveja e corrupção, venderam o irmão José como escravo.

O maior rei do povo de Deus, Davi, foi autor intelectual de um homicídio para ficar com a mulher de um próximo. A maior atividade dos profetas foi criticar a corrupção prevalente nos reinos de Judá e Israel. Todos esses casos e fatos foram no âmbito da História Sagrada. Na História da Humanidade, sempre a corrupção foi e é recorrente. Todos somos corruptos.

Eu sou corrupto. Mas a perfeição de Deus nos leva à maior das esperanças, prometidas por Jesus Cristo: ‘Aquele que perseverar no bem, até ao fim, terá o Reino dos Céus’.

Divagação

Discutir o Plano de Deus para a Humanidade é terrível! Deus é muito perfeito, perfeitíssimo. Costumo dizer que Ele é o maior enxadrista de todos os tempos. Eu ainda não consigo entender, plenamente, porque para seguir o Criador o cristão tem que sofrer. A hagiografia católica é prenhe de pessoas que por optar em levar a vida de acordo com os ensinamentos divinos, tiveram mortes horríveis. Todos os discípulos de Jesus Cristo, com exceção de João, foram martirizados. Por quê? Ah, só mesmo Deus em sua Santíssima Sapiência é capaz de explicar. Racionalmente, o certo seria esses homens serem arrebatados, levados para o Céu. Mas não, como o próprio Cristo, alguns foram cruficados, outros queimados, apedrejados. Quer dizer, tiveram morte feia! Mas quem é o homem com a sua racionalidade para explicar as coisas, os desígnios de Deus? Aqui, vem a calhar aquela máxima ‘nem mesmo Freud explica’. Isso mesmo, porque só o Divino explica, e Ele, com o seu silêncio, não explica nada, deixa que o homem se descubra ou redescubra, seguindo-o ou preferindo outros caminhos, aqueles que não levam ao Céu.

Uma colina difícil
No alto de uma dobra do Pico Jughandle, nas montanhas ao norte de nossa casa em Idaho, EUA, há um lago glacial. A trilha que leva ao lago revela um cume íngreme exposto, com pedregulhos e pedras soltas pelo caminho. É uma subida que requer esforço.

No início da escalada, porém, há um riacho — uma fonte que escorre de uma terra mole e musgosa e flui por um prado exuberante. Aquele é um lugar tranquilo para reidratar e se preparar para a difícil subida à frente.

Na clássica alegoria à vida cristã O Peregrino (Publicações Pão Diário, 2014), de John Bunyan, Cristão chega ao sopé de uma subida íngreme chamada Colina Dificuldade, “no fundo da qual havia uma fonte […] então, Cristão foi até a fonte e bebeu para se refrescar, depois começou a subir a colina”.

Talvez a montanha difícil que você enfrenta seja um filho rebelde ou um diagnóstico médico desagradável. O desafio parece maior do que você consegue suportar.

Antes de enfrentar a sua próxima grande tarefa, visite a fonte de refrigério que é o próprio Deus. Vá a Ele com todas as suas fraquezas, fadigas, desamparo, medos e dúvidas. Então, encha-se profundamente do Seu poder, força e sabedoria. Deus conhece todas as suas circunstâncias e o suprirá com conforto, fortalecimento espiritual e consolação. Ele erguerá a sua cabeça e lhe dará força para seguir adiante. Aquele que prevalece sobre todas as coisas nos capacita a continuar no Seu caminho. — David H. Roper


Deixe seu comentário


Publicidade