Douglas Lima

Posição definida

A Rede Sustentabilidade-Amapá realizou, recentemente, a sua 2ª Conferência Estadual. O momento reuniu representantes dos 16 municípios do estado, eleitos como delegados durante as conferências municipais do partido, além do prefeito de Macapá, Clécio Luís, senador Randolfe Rodrigues e vereadores. O objetivo foi debater a conjunturas políticas local e nacional, e, além de outros assuntos, […]


A Rede Sustentabilidade-Amapá realizou, recentemente, a sua 2ª Conferência Estadual. O momento reuniu representantes dos 16 municípios do estado, eleitos como delegados durante as conferências municipais do partido, além do prefeito de Macapá, Clécio Luís, senador Randolfe Rodrigues e vereadores. O objetivo foi debater a conjunturas políticas local e nacional, e, além de outros assuntos, eleger nomes que irão compor a direção estadual do partido. Em discurso durante o evento, o vereador de Macapá, Professor Rodrigo, destacou a necessidade de dar fim à alternância dos poderes entre oligarquias no Amapá. “Nossa escolha foi de não fazer parte dos grupos que dominam este estado, seja por critério parental ou da harmonia. Por isso, buscamos a coletividade e assim fazer políticas públicas para pessoas que realmente precisam. Aceitamos esse desafio para a construção deste projeto que trabalha a sustentabilidade e que quer um estado autossustentável”, disse Professor Rodrigo.

Cuidados com a velhice

A média de idade da população brasileira cresceu consideravelmente nos últimos anos. Dados do IBGE mostram que, em 1980, a cada 100 brasileiros, apenas seis tinham mais de 60 anos. Atualmente, este número saltou para 14 a cada 100. Além do impacto econômico do envelhecimento da população no sistema previdenciário, cresce também a importância de se investir em saúde e assistência médica. O cenário atual mostra a necessidade de tornarmos a morada mais segura, não só para idosos, mas principalmente por eles – a queda é o acidente doméstico mais comum entre os idosos. Isso despertou a atenção de profissionais da arquitetura e do design, além de fabricantes de louças, móveis, acessórios e revestimentos no sentido de projetos e produtos que facilitem e tornem o dia a dia dos idosos mais seguro. Nas salas e nos quartos, o ideal é não ter tapetes, mas por se tratar de um item praticamente universal nas residências, o recomendado é prender as pontas com fitas ou por baixo dos móveis, bem esticadas. Mesas de centro diminuem o espaço de circulação e podem ser trocadas por mesas de canto. Modelos um pouco mais altos de sofás e camas facilitam as ações de se levantar e se deitar, e como os idosos costumam se movimentar com frequência à noite, é bom considerar um tipo de iluminação noturna, suave, para iluminar o caminho até o banheiro ou a cozinha, por exemplo.

Estou rico!
Talvez você tenha visto um comercial de TV no qual uma pessoa atende à porta e alguém lhe dá um cheque de uma enorme quantia de dinheiro. Então, o surpreso destinatário começa a gritar, dançar, pular e abraçar todos à sua volta. “Ganhei! Estou rico! Não acredito! Meus problemas estão resolvidos!” Ficar rico evoca uma enorme reação emocional.
No Salmo 119, o maior capítulo da Bíblia, encontramos essa notável declaração: “Mais me regozijo com o caminho dos teus testemunhos do que com todas as riquezas” (v.14). Que comparação! Obedecer às instruções de Deus para a vida pode ser tão estimulante quanto receber uma fortuna! O versículo 16 repete este refrão, quando o salmista expressa uma grata alegria pelos mandamentos de Deus. “Terei prazer nos teus decretos; não me esquecerei da tua palavra”.
Mas e se não nos sentimos assim? Como contentar-se com as instruções de Deus para a vida pode ser tão estimulante quanto receber uma fortuna? Tudo começa com a gratidão, que é uma atitude e uma escolha. Damos atenção ao que valorizamos; por isso, começamos expressando nossa gratidão pelas dádivas de Deus que nutrem a nossa alma. Nós lhe pedimos para abrir os nossos olhos para vermos o suprimento de sabedoria, conhecimento e paz que Ele nos deu na Sua Palavra. Quando nosso amor por Jesus cresce a cada dia, realmente ficamos ricos! Os ricos tesouros da verdade de Deus aguardam por ser descobertos em Sua Palavra. – David C. McCasland


Deixe seu comentário


Publicidade