Douglas Lima

Quem é quem

A fraqueza do coração humano é uma das maiores virtudes. Nela, o ser humano se derrete em favor do semelhante, renunciando a si mesmo. É entrega total. O ideal seria que tal entrega, fraqueza e renúncia fossem correspondidas. Quem tem o coração fraco, emocional, espiritual e afetivamente, para os corações duros, é tido como ‘joão […]


A fraqueza do coração humano é uma das maiores virtudes. Nela, o ser humano se derrete em favor do semelhante, renunciando a si mesmo. É entrega total. O ideal seria que tal entrega, fraqueza e renúncia fossem correspondidas. Quem tem o coração fraco, emocional, espiritual e afetivamente, para os corações duros, é tido como ‘joão ninguém’, babaca, mané, zé mané, otário e outras denominações depreciativas. Pela alegria e leveza que o dono do coração fraco experimenta, o dono do coração duro é quem acaba sendo tudo aquilo, porque destila raiva, vingança, ódio, inveja e tudo mais negativo que possa existir. E tudo isso não passa para o coração fraco, pelo contrário, fica ainda mais entranhado no de coração duro. Por isso é que sou passivo. Prefiro aceitar tudo como vontade de Deus, do que fazer da minha vontade uma soberana que logo perecerá. Afinal, esse é o fim de todos nós humanos, tanto os de coração fraco como os de coração duro. E é verdade que quem não é babaca não morre na Graça de Deus, ao contrário dos babacas.

Sonho

O sonho é inerente ao ser humano. Há quem diga que os animais chamados irracionais também sonham. O ser humano é racional, quer dizer, possui a razão, mas também é animal. Por isso, tem os seus momentos de irracionalidade. Já o bicho, o animal pra valer, age pelo instinto, o homem também tem o seu instinto. O instinto de fidelidade do cachorro é impressionante. Não diria o mesmo do instinto do homem. O gato é de uma gratidão maravilhosa. A quem lhe dá comida, ele sempre acompanha com carinho de dar inveja a qualquer ser humano. Mas o sonho é um fenômeno do homem e da mulher. Tem o sonho físico, que afeta a mente com imagens, pensamentos e fantasias. Especialistas dizem que o sonho tem a ver com o dia a dia das pessoas, mas também podem ser premonições. São famosos os sonhos interpretados por José do Egito e o profeta Daniel. E há o sonho da aspiração, da realização pessoal ou coletiva. Ah, esse tipo de sonho mexe com todos. Todos sonham conseguir alguma coisa. Abraham Lincoln, depois de muitos reveses, conseguiu ser Presidente dos Estados Unidos; Ghandi sonhou ser livre sem violência, e a Índia dele conseguiu se livrar da Inglaterra sem dar sequer um tiro; Martin Luther King Jr. sonhou dias melhores para o homem negro da América do Norte, conseguiu. Esses três grandes homens foram assassinados. Sim, mas não mataram os sonhos deles. Como também a grande maioria dos atuais políticos brasileiros não matará os sonhos do nosso povo de um dia virmos a ser uma Nação próspera, ordeira e feliz, independente deles.

Não tínhamos ideia
Os voluntários de uma Igreja local passaram uma noite fria distribuindo alimentos para os moradores de um conjunto habitacional de baixa renda. Uma senhora que recebeu os alimentos ficou radiante. E lhes mostrou a sua despensa vazia, dizendo-lhes que eles tinham sido uma resposta às suas orações.
Quando os voluntários voltaram à igreja, uma voluntária começou a chorar e nos relatou. “Quando eu era menininha, aquela senhora era a minha professora da Escola Dominical. Ela vai à Igreja todos os domingos. Não tínhamos ideia de que ela estava quase passando fome!”
Como Paulo sugere em Gálatas 6,2, essas pessoas preocupadas estavam procurando maneiras de levar as cargas de outras. Porém, de algum modo, não haviam percebido a necessidade dessa senhora — que elas viam todos os domingos, mas que não havia lhes falado sobre a sua carência. Esse pode ser, para nós, um lembrete sutil para estarmos mais atentos aos que nos rodeiam e, como disse Paulo, “…[fazer] o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé” (6:10).
As pessoas que adoram juntas têm o privilégio de auxiliar umas às outras para que nenhum membro do Corpo de Cristo fique sem ajuda. Quando nos conhecermos e cuidarmos mutuamente, talvez jamais precisaremos dizer: “Não tínhamos ideia”. Nada custa tanto quanto cuidar-se — exceto não se cuidar. — Dave Branon


Deixe seu comentário


Publicidade