Douglas Lima

Quem é quem

A fraqueza do coração humano é uma das maiores virtudes. Nela, o ser humano se derrete em favor do semelhante, renunciando a si mesmo. É entrega total. O ideal seria que tal entrega, fraqueza e renúncia fossem correspondidas. Quem tem o coração fraco, emocional, espiritual e afetivamente, para os corações duros, é tido como ‘joão […]


A fraqueza do coração humano é uma das maiores virtudes. Nela, o ser humano se derrete em favor do semelhante, renunciando a si mesmo. É entrega total. O ideal seria que tal entrega, fraqueza e renúncia fossem correspondidas. Quem tem o coração fraco, emocional, espiritual e afetivamente, para os corações duros, é tido como ‘joão ninguém’, babaca, mané, zé mané, otário e outras denominações depreciativas. Pela alegria e leveza que o dono do coração fraco experimenta, o dono do coração duro é quem acaba sendo tudo aquilo, porque destila raiva, vingança, ódio, inveja e tudo mais negativo que possa existir. E tudo isso não passa para o coração fraco, pelo contrário, fica ainda mais entranhado no de coração duro. Por isso é que sou passivo. Prefiro aceitar tudo como vontade de Deus, do que fazer da minha vontade uma soberana que logo perecerá. Afinal, esse é o fim de todos nós humanos, tanto os de coração fraco como os de coração duro. E é verdade que quem não é babaca não morre na Graça de Deus, ao contrário dos babacas.

Doe algo

Ao chegar no jornal, abri meu e-mail e deparei com duas preciosidades. A primeira, vindo das Edições Paulinas, que diz: ‘A automotivação é um processo diário. Sua força beira a magia’. A outra, do ‘Pão Diário’, com o título ‘Como ser feliz’. Fala sobre a felicidade, alinhando dez dicas para se viver mais contente. Vou partilhar estas dicas: 1ª – Doe algo; 2ª – Faça uma gentileza; 3ª – Agradeça sempre; 4ª – Trabalhe com disposição e vigor; 5ª – Visite os idosos e aprenda com as experiências deles; 6ª – Olhe com atenção para o rosto de um bebê e maravilhe-se; 7ª – Ria com frequência — é o lubrificante da vida; 8ª – Ore para conhecer o caminho de Deus; 9ª – Planeje como se você fosse viver para sempre — você viverá; 10ª – Viva como se hoje fosse seu último dia de vida na Terra. Essas são excelentes ideias para se ter uma vida feliz. Reforce cada uma dessas dicas com louvor, e sua felicidade será completa. ‘Aleluia! Louva, ó minha alma, ao Senhor. Louvarei ao Senhor durante a minha vida…’ (Salmo 146:1,2).

Com saudade de casa
Minha mulher entrou na sala e me encontrou com a cabeça dentro do gabinete do relógio de nosso avô. “O que você está fazendo?”, perguntou. “Este relógio tem o mesmo cheiro da casa de meus pais”, respondi acanhado, fechando a porta. “Acho que você poderia dizer que eu estava indo para casa por um momento”.
O sentido do olfato tem a capacidade de evocar memórias fortes. Nós havíamos trazido o relógio da casa de meus pais no outro lado do país há quase 20 anos, mas o aroma da madeira no interior dele ainda me faz voltar à infância.

O escritor de Hebreus conta de outros que sentiam saudades de casa de um modo diferente. Em vez de olharem para trás, eles olhavam à frente, com fé, para sua nova morada celestial. Embora aquilo que esperavam parecesse muito distante, eles confiavam que Deus seria fiel para cumprir a Sua promessa de levá-los a um lugar onde eles pudessem estar com Ele para sempre (Hebreus 11:13-16).

Filipenses 3:20 nos lembra de que: “…a nossa pátria está nos céus…” e devemos aguardar um Salvador vindo de lá, o Senhor Jesus Cristo. Ansiar por ver Jesus e receber tudo que Deus nos prometeu por intermédio dele nos ajuda a mantermos o nosso foco. O passado ou o presente jamais podem ser comparados com o que está à nossa frente! O melhor lar de todos é o nosso lar.­


Deixe seu comentário


Publicidade