Paulo Silva

Aniversários


Nesta segunda-feira, feriado do Dia do Trabalho, festeja-se o aniversário dos municípios de Cutias do Araguari, Itaubal, Pedra Branca do Amapari, Porto Grande, Pracuuba
e Serra do Navio.
Todos criados por leis estaduais de 1992, quando Annibal Barcellos era governador do Amapá.

Pangea
Tido como terceiro homem na hierarquia da multinacional Pangea no Brasil, Sílvio Veriano Porto foi o único preso nas operações que a PF fez nessa semana no Amapá, chegando algemado ao prédio da Politec para exame de corpo de delito.
E o cara tem licença individual, expedida pelo DNPM, para pesquisar minério de ouro em Porto Grande, com validade de três anos.

Ressuscitados
Carlos Cavalcante de Lacerda, secretário de relações do trabalho, voltou a validar a existência dos sindicatos: Sinjap, Snpel, Sinav e Sinpat, todos filiados à Federação das Indústrias do Estado do Amapá (Fieap).
Tais sindicatos, segundo conselheiros de oposição na Fieap, seriam controlados pela deputada federal Jozi Araújo (PTN-AP), presidente (!?) da instituição.

Iluminação pública
Julgando ação ordinária, o juiz federal Frederico Martins determinou que a CEA mantenha as atividades atinentes à iluminação pública no município de Oiapoque, sem descontinuidade, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.
Martins mandou intimar a União para se manifestar sobre seu interesse jurídico no feito.

Dia do trabalhador
Na segunda, dia 1º, a programação inicia às 6h da manhã com a Meia Maratona de Revezamento do Trabalhador na pista de atletismo do Zerão. Às 8h começam os atendimentos de saúde, cidadania, educação, esporte, lazer, cultura e atividades recreativas.
O encerramento está previsto para as 14h com show de Wanderley Andrade a partir das 12h.

Febre aftosa
Nessa semana o Ministério da Agricultura reconheceu o estado de Roraima como zona livre de febre aftosa com vacinação. Agora a zona livre reconhecida será submetida à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) para reconhecimento internacional.
Agora o problema só existe no Amazonas e no Amapá.

Sob inspeção
Derrotado no ano passado na tentativa de se reeleger prefeito de Porto Grande, Tonho do Matapi está sob suspeita e virou alvo do Tribunal de Contas do Estado a pedido dos vereadores.
O TCE vai inspecionar toda a gestão de Tonho (2012/2015) para apurar possíveis irregularidades.

Uma boa ideia
Um projeto de lei apresentado pelo senador Paulo Bauer (PSDB-SC) acaba com os programas de partidos políticos e com o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão
A proposta foi encaminhada para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.

Ciscando pra dentro
Governador Waldez Góes chamou para sua equipe dois prefeitos que não se reelegeram em 2016.
O primeiro foi Dílson Borges, de Mazagão, que assumiu o cargo de secretário de cultura. Depois nomeou Robson Rocha, de Santana, para ser o adjunto da Secretaria das Cidades.

Confirmado
Pleno do Tribunal de Justiça já pautou para 3 de maio o julgamento de mais uma ação penal da Operação Eclésia. Desta fez trata de um rombo de R$ 578 mil através de dois contrato fraudulentos com a empresa D. Amanajás de Almeida.
Segundo o Ministério Público, o material foi todo pago, mas nunca entregue. São 10 os réus.

 

Pingado

  • Tem digitais do PSB no pedido de ação popular à Justiça para suspender veiculação da publicidade do governo do estado.
  • Ministra Cármen Lúcia, presidente do STF, acabou com a pendenga. Kaká Barbosa é o presidente da Assembleia até 2019.
  • Pitico é o novo presidente da Maracatu da Favela, tendo Luiz ‘Geleia Mota’, como vice.
  • MEC prorroga para 31 de maio prazo de renovação do Fies.