Paulo Silva

Carreta da Mulher


Depois de concluir atendimentos na Praça Barão do Rio Branco, a Carreta Saúde da Mulher se muda a partir de segunda-feira (5) para o conjunto Cabralzinho, Zona Oeste de Macapá. Em um ano e sete meses de funcionamento, a carreta já passou pelos bairros Infraero, Jardim Felicidade, Pedrinhas, Perpétuo Socorro e Centro, somando mais de 20 mil procedimentos feitos. Os serviços mais procurados foram consultas ginecológicas e os exames de PCCU, que juntos somaram 1.969 atendimentos no bairro Central, que também teve um horário especial para atender as comerciárias.

 

Dosimetria da pena
Nesta quarta-feira (7), o Pleno do Tribunal de Justiça do Amapá deve anunciar a pena imposta a cada um dos condenados da ação penal da Operação Eclésia que envolve a Assembleia Legislativa do Amapá e a Faculdade Atual em um contrato fraudulento de mais de R$870 mil.
Estão condenados Janiery Torres Everton, José Maria Miranda Cantuária, Katy Eliana Ferreira Motinha, Lindemberg Abel Nascimento e os ex-deputados Moisés Souza e Edinho Duarte.

Danos nas escolas
Se depender do deputado estadual Oliveira Santos (PRB), danos causados por alunos dentro das escolas serão reparados pelos pais.
É o que determina projeto de lei de autoria do parlamentar, em tramitação na Assembleia Legislativa do Amapá.

Luz para Todos
A Eletrobras anunciou licitação que tem como objeto a execução das obras civis e montagem eletromecânica das Redes de Distribuição Rural (RDR’s) em 13,8 kV e 34,5 kV constantes do Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica no estado do Amapá, com fornecimento parcial de materiais. O tipo será menor preço global, em regime de empreitada por preço unitário. A sessão pública está marcada para 22 de novembro.

Comunidade quilombola
Tramita no Incra Amapá processo que trata da regularização fundiária das terras ocupadas pelos remanescentes da Comunidade Quilombola denominada Comunidade de Remanescentes de Quilombos do Ambé localizada no município de Macapá. A comunidade é composta de 53 famílias e o território identificado e delimitado possui área de14.105,8970 hectares.

Foi aberto prazo de 90 dias para apresentação de contestações ao relatório técnico.

Adaptação de cinema
Superintendência do IPHAN no Amapá abriu processo de licitação visando a contratação de empresa especializada na execução “Adaptar o Cinema, Imóvel Público Tombado na Vila de Serra do Navio, para uso como Ginásio Poliesportivo onde visará à manutenção da estrutura arquitetônica tombada da Vila”.Entrega das propostas será dia 26 de novembro.

Conciliação itinerante
Tribunal de Justiça do Amapá instituiu o programa de conciliação itinerante no âmbito das práticas de resoluções de conflitos de interesses preferencialmente na modalidade cidadania, com atribuições para orientar os cidadãos e encaminhá-los para os órgãos responsáveis para resolução de conflitos. A execução do Programa será coordenada pelo NUPEMEC/TJAP e para sua consecução será utilizado um veículo, tipo VAN e mediadores e conciliadores capacitados.

Defesa de autonomia
Eleito senador pelo Ceará, Cid Gomes (PDT) quer fortalecer a capacidade legislativa dos estados e do Distrito Federal. Ele diz que os estados brasileiros têm realidades diferentes e precisam ter mais autonomia na capacidade de fazer leis e de adaptar a legislação a suas realidades.Para ele, há muita concentração de poderes legislativos na União, o que limita os outros entes federados.

TV Brasil
Deve desembarcar em Macapá, nesta terça-feira (6), uma equipe da TV Brasil chegará para documentar o projeto Constelação Familiar no Cárcere, desenvolvido pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania (NUPEMEC/TJAP). O NUPEMEC é coordenado pela desembargadora Sueli Pini.

Atrás dos padrinhos
O governador Waldez Góes disse esta semana que vai mexer no seu time de gestores para o próximo mandato, e que fará o anúncio antes do final do ano. E é mais quem corre atrás de padrinho político com o objetivo de permanecer – ou entrar – no time para 2019.

 

Pingado
• Deputado Kaká Barbosa anunciando reforma administrativa na Assembleia Legislativa do Amapá. A primeira em 27 anos.

• Completamente abandonado o prédio onde funcionou a Advocacia Geral da União no Amapá. Mato e sujeira tomam conta do local.

• A 13ª Semana de Conciliação no Amapá vai realizar 2.762 audiências. Inicia nesta segunda-feira (5).

• Novembro ainda tem feriado nos dias 15 (quinta-feira) e 20 (terça-feira). Proclamação da República e Consciência Negra.