Paulo Silva

De paróquia a santuário


Quarta-feira, dia 28, lembra os 54 anos da criação da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, ocorrida em 1964. A paróquia surgiu de uma capela de madeira no antigo bairro da CEA, atual bairro de Santa Rita. A Paróquia Nossa Senhora de Fátima foi elevada a santuário em março de 2014.

Cinzas do Aimoré
As cinzas do nosso querido Aimoré Batista serão lançadas no Rio Amazonas neste domingo, a partir das 16 horas. A solenidade será realizada no final do Trapiche Eliezer Levy. Aimoré nos deixou no mês passado.
Ele faleceu em Fortaleza (CE), onde morava e trabalhava.

Créditos Podres
Juiz federal Jucélio Fleury deu prazo de dez dias para que Walmo Raimundo Maia Cardoso, aquele da Operação Créditos Podres, apresente, por meio de advogado, resposta escrita aos termos da acusação do MPF e alegar tudo o que interesse à sua defesa.
Walmo, até hoje foragido, é o cara da empresa Sigma, que teria provocado um rombo de mais de R$12 milhões nos cofres da Assembleia Legislativa do Amapá.

Eleição 2018
Dos 24 deputados estaduais do Amapá 14 mudaram de partido desde 2014 e outros permaneceram nos partidos pelos quais foram eleitos. Já dos oito deputados federais, que estão com mandato até 31 de janeiro de 2019, quatro mudaram de partido.
Outra disputa interessante se dá na raia federal, quando 122 candidatos disputam as oito vagas de deputado na Câmara Federal. Na eleição de 2014 foram 103 candidatos.

População carcerária
O Amapá tem 2.834 pessoas presas, 1.037 ainda sem condenação, 65 em execução provisória (condenado em 1ª instância, mas recorrendo), 1.728 já em cumprimento definitivo de sentença, um internado em execução definitiva e três presos oriundos de condenações cíveis, além de 25 presos federais.
Os dados estão atualizados no Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP 2.0), disponibilizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Linha de servidão
Juiz federal João Bosco Soares suspendeu efeitos de ofício do DNIT e autorizou a CEA a utilizar, caso necessário, a faixa de servidão das rodovias administradas pelo DNIT no estado, para fins de instalação da rede do Programa Luz para Todos.
Bosco intimou o superintendente do DNIT no Amapá para audiência designada para 4 de setembro, a fim de tratar de eventuais pendências.

Certificados fraudados
Investigação da Polícia Civil do Amapá identificou presidiários usando certificados de conclusão de cursos profissionalizantes, principalmente do Serviço Social do Transporte (SEST) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat).
Com isso eles poderiam abreviar as penas, e serem liberados de forma mais rápida do IAPEN.

Congresso internacional
A Justiça do Trabalho da 8ª Região, em parceria com o curso de Direito da Universidade Federal do Amapá, realiza a partir desta segunda-feira (27) a 29 de agosto de 2018, ação de itinerância trabalhista no município de Oiapoque.
Além da itinerância, também será realizado o I Congresso Internacional de Direito do Trabalho no Extremo Norte, de 29 a 31 de agosto, no Fórum da Comarca de Oiapoque, com autoridades do TRT8.

OAB no comando?
A partir de setembro, quatro ministros oriundos da OAB estarão comandando o STF, o STJ e o CNJ.
São eles: Dias Toffoli (STF), Humberto Martins (corregedoria do CNJ) e Otávio Noronha e Maria Thereza de Assis Moura (presidente e vice do STJ).

Nada de ilegal
O ministro Luís Roberto Barroso, do STF, considera legítima a resolução do CNJ que determina a publicação dos salários de membros do Judiciário nos sites de seus respectivos tribunais, incluindo de servidores inativos, pensionistas e colaboradores.
Barroso afirmou que devem ser publicados também as indenizações e outros valores pagos, assim como os descontos legais, identificando cada quantia detalhadamente. Para ele os dados são de interesse público.

 

Pingado

  • Expectativa quanto ao manifesto de Gilvam Borges, marcado para quarta-feira, quando ele promete anunciar independência do grupo de Waldez Góes.
  • Já escolhido para a cadeira de desembargador do Tribunal de Justiça do Amapá, juiz Eduardo Freire Contreras toma posse no dia 3 de setembro, às 11 horas.
  • Justiça do Amapá prepara grande mutirão de conciliações e mediações de processos já judicializados, que iniciará no dia 3 de setembro.
  • Ministério Público da União (MPU) divulgou o edital do concurso público e oferece duas vagas para o Amapá. Inscrições vão até 10 de setembro.