Paulo Silva

Delegacia da Mulher


Nesta segunda-feira (28) faz 32 anos da criação da primeira Delegacia de Crimes contra a Mulher em Macapá. O governador do estado era Jorge Nova da Costa, nomeado pelo então presidente Sarney, que ficou no cargo de julho de 1985 a maio de 1990, quando foi substituído por Gilton Garcia, nomeado por Fernando Collor de Melo.

Sobre a transposição
Esta semana, em processo de representação de autoria do Ministério Público, o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou à Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital que não inclua novos servidores do Amapá no quadro em extinção da administração pública federal até que o mérito da matéria seja decidido definitivamente.
Mas a medida não alcança os pedidos já deferidos e cuja inclusão do servidor no quadro em extinção da administração federal já tenha sido efetivada.

Efeito Brumadinho
Corre risco de rompimento no Amapá a barragem da mineradora Zamin, conforme alerta o geólogo e advogado Antônio Feijão, ouvido pela coluna. De acordo com Feijão, está completando cinco anos que a barragem da Zamin no Amapá não passa por manutenção, e fissuras já podem ser identificadas através de fotos.
Com a palavra a Agência Nacional de Mineração no estado.

Eleição legal
A Câmara Municipal de Macapá afirma que realizou a eleição para presidente por ter percorrido todas as exigências impostas pelo Regimento Interno da Casa, conforme determinara a liminar do desembargador Manoel Brito, do Tribunal de Justiça do Amapá.
E assegura que não desrespeitou decisão judicial.

Mandato garantido
Não existe nada de ilegal que possa tirar Carlos Alberto Rodrigues do Carmo do cargo de presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amapá (FIEAP), de onde pelo menos cinco sindicatos devem ser suspensos esta semana. O grupo da ainda deputada federal Jozi Araújo é quem anda criando factoides.
Carlos Alberto deve suspender as atividades de cinco sindicatos no âmbito da Fieap.

Na pauta do TCU
Na sessão marcada para dia 29, o TCU vai decidir sobre tomada de contas de 2009 da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento no estado do Amapá tendo como responsáveis: Abelardo Oliveira Júnior; Ivanilze Vasconcelos Gurjão; Jamil Gomes de Souza; Luiz Carlos Pinheiro Borges; Maria Valcirene Pantaleao Barbosa Barrozo; Raimundo dos Santos Cardoso e Ruy Santos Carvalho.

Bate uma inveja
No Carnaval do Pará, uma escola de samba do bairro da Matinha vai desfilar com 15 alas que abordam o trabalho infantil. O projeto faz parte das ações de combate a exploração de crianças e adolescentes desenvolvidas pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8).
E o Amapá está indo para o quarto ano sem desfile das escolas de samba.

Tempos sombrios
O anúncio do deputado Federal Jean Wyllys, de desistir do mandato e exilar-se no exterior, por temer por sua vida, é um triste reflexo do estado fragilizado em que está a democracia brasileira. De fato, estamos longe do que professava o eterno Mestre Goffredo Telles Junior: “O princípio fundamental da política é o da intangibilidade da pessoa humana.” Do site Migalhas.

Tempo de matricular
O governo do Amapá inicia nesta segunda-feira (28), a partir das 14h, pré-matrículas e matrículas para as escolas da rede estadual, bem como das unidades escolares públicas de Macapá e Santana, para quem não fez a Chamada Escolar. A pré-matrícula é realizada pelo site www.escolapublica.ap.gov.br. Os dias 28, 29 e 30 de janeiro foram selecionados para a pré-matrícula online no ensino médio e Educação de Jovens e Adultos – EJA (1ª, 2ª etapas).

Residência médica
O Ministério da Saúde lançou o edital de seleção de Programas de Residência Médica (PRM) para concessão de bolsas pelo Ministério da Saúde. Com um período de inscrições de 21 a 31 de janeiro, a seleção tem o objetivo de incentivar a formação em especialidades e áreas de atuação e regiões prioritárias.

 

Pingado

  • As sessões de julgamento do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá serão retomadas nesta segunda (28).
  • Publicada resolução do CNMP que regulamenta auxílio-moradia para membros do Ministério Público.
  • No ano passado, em 33 operações, a Polícia Civil do Amapá prendeu mais de 1.100 pessoas, diz o delegado Sávio Pinto.
  • Puxadinhos estão tomando conta do conjunto Macapá, e tudo vai ficando por isso mesmo.