Paulo Silva

Intendente Coriolano


Primeiro intendente (espécie de prefeito da época) de Macapá, o coronel Coriolano Jucá, se vivo estivesse, estaria completando 163 anos neste domingo (14). Filiado ao Partido Republicano, Coriolano Jucá foi intendente de Macapá de fevereiro e 1895 a novembro de 1896, na primeira república brasileira que durou de 1889 a 1930. O nome de Coriolano Jucá está eternizado em uma avenida onde fica o prédio do Diário do Amapá.

Novos gestores
Governador Waldez Góes anunciou novos gestores em sua equipe: coronel Matias (comando da PM), João Bitencourt (Sec. da Saúde), Rosa Abdon (Turismo) e Daniel Montagner (Desenvolvimento Rural). Posse nesta segunda-feira 15.

Passagem rápida
Nomeada no mês passado para o cargo de secretária do Turismo, substituindo Vicente Cruz, Maria Luciane nem teve tempo da esquentar a cadeira.
Já está sendo substituída nesta segunda por Rosa Abdon

Eleição da CMM
A desembargadora Sueli Pini, vice-presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, promove nesta segunda-feira audiência conciliatória entre os interessados no processo de eleição para os cargos de presidente e 1º vice-presidente da Câmara Municipal de Macapá. Ela é a relatora da ação interposta pelo vereador Yuri Pelaes (MDB).
Da audiência devem participar os vereadores Yuri Pelaes, Caetano Bentes (PSC), Marcelo Dias (PPS), Adrianna Ramos (PR) e Ruzivan Pontes (SD).

Celular apreendido
Na ação penal criminal 1319, o Ministério Público do Amapá formulou pedido avulso de acesso as informações existentes no aparelho celular apreendido na posse do ex-deputado Moisés Souza, no pavilhão F6, cela 04 no Instituto Penitenciário.
Conclusão do relatório de extração apontou que não foi possível acessar o conteúdo existente no aparelho em razão de bloqueio do usuário, mas, tão somente, dos chips, nestes constando apenas informações padrões, sem nenhuma relevância para o Ministério Público.

Guerra sem fim
Na Polícia Civil do Amapá existe um boletim de ocorrência contra dez dirigentes de sindicatos da Federação das Indústrias do Estado do Amapá (FIEAP). Os dez são acusados de falsificar ata de reunião e tentar registrar em cartório.
O objetivo da falsificação seria destituir a atual diretoria da federação.

Regime de prisão
Em processo no qual o ex-deputado Eider Pena pede ingresso em regime de prisão domiciliar (ele está no semiaberto), o desembargador João Lages, do Tribunal de Justiça do Amapá, designou audiência admonitória para esta segunda-feira 15, às 13 horas.
No mesmo dia, 14 horas, sobre o mesmo tipo de pedido, tem audiência admonitória com o ex-deputado Agnaldo Balieiro. Os dois já foram requisitados ao Iapen.

Copa Marcílio Dias
Na sessão de 25 de abril, a Câmara Unica do TJAP vai julgar um agravo da Associação dos Dirigentes e Promotores da Copa do Mundo Marcílio Dias contra a Associação Solteiros e Casados do Bairro do Trem. Tem a ver com quem fica a promoção da competição.
A Copa já foi até finalizada.

Sem impedimento
Os ministérios e autarquias federais devem repassar para estados e municípios a verba destinada por emendas parlamentares individuais impositivas, mesmos que os entes estejam inadimplentes.
É o que define parecer elaborado pela Advocacia-Geral da União que ganhou efeito vinculante.

Faltando creches
Das mais de 8,8 mil creches que deveriam ter sido construídas no país, com recursos do Proinfância, menos da metade foi finalizada e pouco mais de 1,4 mil foram entregues à população. Com isso, 1,2 milhão de bebês e crianças não puderam ser matriculadas na rede pública nas vagas que não puderam ser abertas.
Os dados são da Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle de Defesa do Consumidor.

 

Pingado

  • Desembargador Eduardo Contreras retirou o segredo de justiça do processo da Operação Acrópole.
  • Assessor de imprensa não é jornalista, e por isso,não tem direito aos benefícios da categoria, decide TST.
  • STF volta a julgar índices de correção monetária no dia 8 de maio.
  • Presidente do Tribunal de Justiça decide que vereador Ruzivan tem direito de recorrer dos atos que anulou eleição na CMM.