Paulo Silva

Martinho é a fundação


O cantor e compositor Martinho da Vila acha coerente a escolha de Sérgio Nascimento para o governo de Jair Bolsonaro, “que pensa exatamente igual a tudo que o escolhido disse por aí”. Para Martinho, Sérgio Nascimento é um “ignorante” que “sequer sabe que a Fundação Palmares é uma conquista do movimento negro no governo Sarney (…). Se ele não fosse uma pessoa desprezível, cantaria para ele o samba do Noel: ‘Quem é você que não sabe o que diz/Meu Deus do céu que palpite infeliz'”.

Vítima de fraude
O PTC no Amapá está sendo acusado de usar como candidata laranja na eleição de 2018 uma senhora que não sabe ler ou escrever, apenas assinar o próprio nome. Trata-se de Lindaura Souza da Silva, que teve utilizada a fotografia de outra pessoa no requerimento de registro de candidatura. Lindaura, a vítima da fraude do partido, vive em situação de vulnerabilidade econômica e social. O MP Eleitoral investiga o caso.

Vestindo o pijama
A edição de sexta-feira (29) do Diário Oficial do Estado (DOE), publicou pelo menos 21 decretos do governador Waldez Góes concedendo aposentadoria voluntária por tempo de contribuição, com proventos integrais e com paridade, a servidores estaduais. Professores e policiais são a maioria entre os aposentados.

Audiência das terras
Acontece nesta segunda-feira, na Assembleia Legislativa do Amapá, a partir das 9 horas, audiência pública proposta pelo deputado federal Camilo Capiberibe para debater a transferência das terras da União para o Estado. A comissão mista da MP 901/2019 é presidida pelo senador Lucas Barreto, e foi instalada no dia 20 de novembro no Congresso Nacional. A primeira audiência pública ocorreu em Roraima.

Queda na tarifa
A partir deste sábado começaram a valer as tarifas aprovadas pela Aneel para os consumidores atendidos pela CEA, que cairão em média 6,13%. O reajuste anual aprovado leva a uma redução média de 5,17% para os consumidores em baixa tensão e de 9,13% em média para os de alta tensão. O consumidor residencial terá redução de 5,24%. Única das empresas da Região Norte ainda não privatizada, a CEA atende 206,2 mil unidades consumidoras.

Tupinambá no banco
Na próxima semana, sessão do dia 4, o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá deve julgar o processo que trata da cassação do deputado Zezinho Tupinambá (PSC). No processo apura-se suposta fraude para o deferimento do registro do DRAP do PSC, que concorreu de forma isolada nas eleições do ano passado e elegeu Tupinambá.

Danos ambientais
Dados da Promotoria de Meio Ambiente do Ministério Público do Amapá apontam que a poluição sonora continua a ser um dano ambiental constante, mas ainda há infrator que prefere judicializar a questão, ao invés de resolverna esfera cível. Depois aparecem a retirada ilegal de madeira, dano à flora e transporte irregular de combustível. Os dados são confirmados pelo promotor de justiça Marcelo Moreira.

Casa da Hospitalidade
A Procuradoria-Geral do Estado do Amapá está anunciando pregão eletrônico com o objetivo de adquirir um veículo tipo van, destinado ao atendimento dos acolhidos da Associação Casa das Hospitalidade. O acolhimento das propostas vai até 11 de dezembro, com abertura no mesmo dia.

Justa homenagem
O prédio anexo da Assembleia Legislativa do Amapá, obra que está em fase de conclusão, vai receber o nome do ex-deputado estadual Jarbas Ferreira Gsto, que faleceu em junho deste ano. Resolução determinando a homenagem já foi promulgada pelo deputado Kaká Barbosa, presidente da Casa.

Bancos bamburrando
A senadora Zenaide Maia (Pros-RN) disse esta semana que as instituições financeiras no Brasil alcançaram lucro de R$ 107 bilhões no período de um ano, o maior em 25 anos, porque estão ‘extorquindo’ a população brasileira. Para ela, há uma prática abusiva na cobrança de juros pelos bancos. Ela também considera contraditória a política econômica deste e de governos anteriores que destina grande parte do Orçamento Geral da União para o pagamento da dívida pública.

 

Pingado

  • Publicado acórdão do TRE do Amapá aprovando com ressalvas a prestação de contas de 2018 do PSB.
  • Juiz eleitoral Matias Pires Neto desaprovou as contas de Jorge “Zeca Deabo” Abdon, eleição de 2016.
  • A se confirmar a previsão mais recente, o Mercado Central será reaberto dia 13 de dezembro.
  • Amapá está sem vacina contra a raiva para cães e gatos.