Paulo Silva

Mercado e banco


Atualmente fechado para reforma, o velho Mercado Central de Macapá, inaugurado no dia 14 de setembro de 1953, completa 64 anos nesta quinta-feira. A data também marca os 72 anos da inauguração da primeira agência do Banco do Brasil em Macapá.

Nova ação
Esta semana o Ministério Público do Amapá ingressou com mais uma ação contra a deputada Mira Rocha, de quem cobra mais de R$ 305 mil, por ato improbidade administrativa.
Tem a ver com a Operação Eclésia e trata de locação ilegal de veículos pela deputada. O promotor Afonso Guimarães pede indisponibilidade de bens.

Para o arquivo
Acatando pedido da Procuradoria de Justiça, o desembargador Carmo Antônio, do TJAP, determinou arquivamento de inquérito policial (IP) contra os médicos Antônio Furlan e Marcos Roberto Lima de Carvalho, denunciados por Ivanilda Nascimento Favacho da Silva.
O Ministério Público requereu o arquivamento do IP por insuficiência dos elementos de prova contra os dois médicos.

Recursos dos SUS
O TCU deu 180 dias para que o Fundo Nacional de Saúde instaure e encaminhe ao órgão a tomada de contas especial sobre fatos irregulares ocorridos na Sesa, apontados em relatório de auditoria de 2013.
Versa sobre o uso indevido de recursos do SUS aplicados de forma irregular no deslocamento dos pacientes em tratamento fora de domicílio, no exercício de 2009.

Falta de condições
Durante reunião do Comitê Estadual de Saúde do Judiciário, dia 4, o cirurgião vascular Max Alcolumbre revelou que no ano passado foram realizadas 125 amputações em pacientes do SUS no Amapá.
Max disse que mais de um terço delas poderia ter sido evitada se a rede de saúde oferecesse instrumental, equipamentos, medicamentos e insumos básicos.

Vai recorrer
Atuando na defesa da Associação dos Moradores do Conjunto Mônaco, advogado Vicente Gomes afirma que vai recorrer contra a decisão do juiz federal João Bosco que mandou derrubar a guarita (pórtico) da Rua Zenaide Miranda.
Até sexta-feira (8/9) ele não havia sido notificado da decisão do juiz.

Ainda a eleição de 2014
Na sessão de 20 de setembro, o TRE do Amapá julga mais um processo de velhas balas trocadas entre PSB e PDT.
Trata-se de agravo do governador Waldez Góes em ação de investigação judicial eleitoral da coligação Frente Popular (PSB/PT/PSOL/PCdoB)

Livre de condenação
Entre os 12 condenados da Operação Antídoto – sentença da Justiça Federal que saiu no mês passado – não está Braz Marthial Josafá.
Denunciado por quatro crimes, Braz foi absolvido em três e teve a punibilidade extinta em outro. A sentença saiu dez anos após a operação, de 2007.

Emprego no TRF1
Iniciam na quarta-feira (13/9) as inscrições para o concurso do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que oferece vagas para o Amapá (Macapá, Oiapoque e Laranjal do Jari). Vão até 3 de outubro, com provas marcadas para 26 de novembro.
Inscrições apenas pela internet (www.cespe.unb.br/concurso).

Bala trocada
Na sessão desta segunda-feira, dia 11, o TRE do Amapá julga ação de investigação judicial eleitoral do senador Davi Alcolumbre contra o ex-senador Gilvam Borges, e ação e representação e impugnação de mandato de Gilvam contra Davi.
Tem a ver com a eleição de 2016, quando Gilvam foi derrotado. Um acusa outro de caixa dois de campanha.

 

Pingado

  • Deputada Maria Góes renunciou e Augusto Aguiar é o novo presidente da Comissão de Indústria e Comércio da Assembleia Legislativa.
  • Diretor-geral da Aneel cancelou o Auto de Infração 0062/2016, lavrado contra a CEA.
  • Secretário Gastão Calandrine, da Saúde, confirma a extinção de 72 cargos na secretaria.
  • Senador Randolfe perdeu a liderança do Prêmio Congresso em Foco para Magno Malta.