Paulo Silva

O dia do goleiro


Neste 26 de abril, comemora-se no Brasil o Dia do Goleiro. A data remete ao nascimento de Haílton Corrêa Arruda, o Manga, goleiro da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1966. Manga foi um dos grandes goleiros da história do futebol brasileiro. Atuou por Sport, Botafogo, Nacional (URU), Internacional, Operário-MS, Coritiba, Grêmio e Barcelona de Guayaquil (EQU). Sua carreira durou quase três décadas, de 1955, quando surgiu no Sport, até a aposentadoria em 1982 no Barcelona (EQU), aos 45 anos de idade. O Dia do Goleiro começou a ser comemorado oficialmente em 1976.

 

Análise furada
Desempregado desde 2013, Moisés Luz da Silva, o Tuca, foi atrás do auxílio emergencial dos R$600 do governo federal e fez todos os procedimentos solicitados. O governo federal respondeu que Tuca tem mandato eletivo e não teria direito ao auxílio. Ele foi candidato uma vez, para fazer número, mas só teve o voto dele mesmo. Segundo Tuca, o governo vem dando desculpas absurdas para negar o benefício.

Sob nova direção
A partir de setembro, o capitão de Fragata Kaysel Costa Ribeiro assume o cargo de Capitão dos Portos do Amapá. Vai assumir no lugar do também capitão Carlos Augusto de Souza Júnior, exonerado por necessidade  do serviço conforme portaria publicada.

Novo prazo
O governador Waldez Góes pediu à Assembleia Legislativa uma nova data para apresentar a Lei de Diretrizes Orçamentária Anual (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). A mudança no calendário está associada às ações para enfrentamento ao coronavírus. Caso seja aprovada, o governo poderá encaminhar a LDO até 31 de julho. A votação ficará para, no máximo, até 30 de setembro.

Contrato aditivado
Publicado termo aditivo do contrato, que existe desde 2015, entre a Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Domestilar Ltda. O aditivo vai até 2 de março de 2025, com valor total de R$1,8 milhão. No local funciona a sede da unidade estadual do IBGE no Amapá.

Federação legal
A 2ª Turma do Tribunal Regional da 8ª Região confirmou a legalidade da constituição da Federação de Transporte do Amapá (FETRAP). A Federação ganha o direito de se filiar a Confederação Nacional dos Transportes (CNT), e fazer a gestão do SEST/SENAT no Amapá. A entidade é presidida por Vantuiler Júnior, e tem em sua diretoria os empresários Jaime Nunes, Glauco Cei, Paulo Dartora, Décio Lima, Paulo Melém, Rodrigo Utzig, Jurandil Juarez e Val Tork.

De plantão
Com licença médica autorizada no período 20 de abril a 4 de maio, o desembargador Manoel Brito será substituído no plantão jurisdicional pelo desembargador João Lages, presidente do Tribunal de Justiça do Amapá. A substituição será a partir desta segunda-feira (27), até 3 de maio.

Negociação
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, confirmou que deve haver mudanças no projeto da Câmara dos Deputados que trata da ajuda financeira a estados e municípios. A proposta obriga a União a compensar as perdas com o ICMS e ISS em decorrência do coronavírus. Segundo Davi, o Senado deverá estipular contrapartidas para os repasses, a exemplo do congelamento do salário do funcionalismo público por dois anos.

Plantação suspensa
A juíza federal Jaiza Pinto Fraxe suspendeu decreto federal que permitia o plantio de cana-de-açucar na Amazônia. Ela deu 180 dias para a União comprovar, com estudos técnicos, a “viabilidade científica e não impactante que motivou a nova legislação e revogação da anterior”.

Triste realidade
O Brasil caiu pelo terceiro ano seguido em um ranking que analisa a liberdade de imprensa. Segundo a organização Repórteres Sem Fronteiras, o País está na posição 107, atrás de Angola, Montenegro e Moçambique.

 

A Frase
“Se o juiz vem terçar armas com o advogado, o juiz que se descubra, como o advogado se descobriu.” (Rui Barbosa)

 

Pingado                                                                                            
>>>Bolsonaro escolhendo amigos dele para o Ministério da Justiça e Polícia Federal. Terá relatórios diários?
>>>Portugal celebra 46 anos do fim da ditadura como sétima melhor democracia do mundo
>>>TCE do Amapá a quarentena por conta do coronavírus vai até 3 de maio.
>>> Hugo Tibiriçá Paranhos Cunha é o novo diretor-presidente do Rurap. Substitui Osvaldo Hélio Dantas.