Paulo Silva

O drama da RDM


Emissora mais antiga do Estado, a Rádio Difusora de Macapá corre o risco de fechar as portas. Sem quadro próprio para sua atividade fim (locutores, operadores e jornalistas), a RDM vem dependendo dos contratos administrativos, agora encerrados por pressão do Ministério Público. O diretor Roberto Gato vem se empenhando para mudar o quadro, mas por enquanto a rádio, sem pessoal, praticamente se limita a tocar música.

Anna Karoline III
O juiz federal Jucélio Fleury fixou a competência da Justiça Federal para processar e julgar as infrações penais decorrentes dos fatos originados do naufrágio do navio Anna Karoline III, que matou cerca de 40 pessoas no Amapá. Ele determinou que a 1ª Vara Criminal da Comarca de Santana encaminhe à 4ª Vara da Justiça Federal o Inquérito Policial (IP) 086/2020, da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Santana, bem como todos os processos relacionados judicializados naquela justiça estadual, em especial um pedido de prisão temporária.

Banco dos réus
Juiz Diego Moura de Carvalho, da 1ª Vara Criminal de Macapá marcou para 3 de junho, às 8h30, audiência de instrução e julgamento em processo que trata de crimes de responsabilidade de funcionários públicos. Os réus são três ex-deputados estaduais, um dos quais segue na vida pública, e um ex-servidor da Assembleia Legislativa do Amapá. O MP os acusa por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica.

Ajuda aos Capuchinhos
Assinado novo termo de fomento entre a Assembleia Legislativa do Amapá e a Associação dos Capuchinhos. Convênio vai de abril de 2020 a abril de 2021, com repasse mensal de R$65 mil. Deputado Kaká Barbosa e o frei José Carlos Pestana assinaram o convênio já publicado.

Posto da Antaq
A Antaq deve realizar na quarta-feira (7), a análise dos currículos enviados por servidores e empregados públicos interessados em uma vaga para exercício no Posto Avançado de Macapá, vinculado à Unidade Regional de Autarquia em Belém (UREBL). A pressão para reabrir o posto foi feito pelo MPF do Amapá, depois da tragédia com o navio Anna Karoline III. O resultado sai dia 13.

Aldo na mesa
Nesta terça-feira, 5 de maio, o Fluminense mostra uma mesa redonda com o ex-jogador Aldo, amapaense que foi tricampeão carioca pelo tricolor das Laranjeiras. Acesso pelo youtube.com, a partir das 20 horas, no canal flunews.

Rumo do arquivo
Na sessão marcada para 12 de maio, o Tribunal Marítimo, que funciona no Rio de Janeiro, deve arquivar o fato da navegação, envolvendo o N/M “SBI ROCK” de bandeira da Libéria, ocorrido no rio Amazonas, fundeadouro 2, município de Macapá, Amapá, em 15 de fevereiro de 2018. O relator é o juiz Marcelo David Gonçalves.

Em análise
O Senado analisa projeto que proíbe, em caráter excepcional, o corte no fornecimento de água, esgoto, gás, energia elétrica e telefone, por falta de pagamento, durante período de calamidade pública, que vai até dezembro. A proposta é prioritária na pauta do Senado e foi apresentada pelo senador Jaques Wagner (PT-BA). A relatora quer incluir o provimento de internet entre os serviços que não devem ser cortados.

Novo prazo
O Senado aprovou proposta que estende os prazos para que municípios apresentem seus Planos de Mobilidade Urbana (PMUs). Pelo texto aprovado, os novos prazos são: 12 de abril de 2022 (para cidades com mais de 250 mil moradores) e 12 de abril de 2023 (nas cidades entre 20 mil e 250 mil habitantes). O relator da medida, senador Acir Gurgacz (PDT-RO), defendeu o texto, que vai à sanção, conforme aprovado pela Câmara dos Deputados.

Aniversariantes
Na sexta-feira, 1º de maio, completaram 28 anos de criação os municípios de Cutias do Araguari, Itaubal, Pedra Branca do Amapari, Porto Grande, Pracuúba e Serra do Navio, todos criados por leis estaduais quando Annibal Barcellos (falecido) era governador do Amapá. Aliás, o primeiro governador eleito do Estado. A preocupação com a pandemia da covid-19 impediu que cada prefeito fizesse a festa programada.

 

Pingado

  • Prefeito Clécio ainda não escolheu o substituto de André Lima no comando da CTMac.
  • STJ: Prazos processuais voltam a fluir a partir da próxima segunda-feira, 4.
  • No Brasil, segundo o IBGE, 46 milhões de pessoas foram diagnosticadas com algum tipo de deficiência. A questão, porém, é ignorada pela sociedade.
  • A OAB expediu ofício às seccionais recomendando a fiscalização de casos de cobrança de honorários pelo simples cadastramento para obtenção do auxílio emergencial.