Paulo Silva

Olhai por nós, São Tiago


O Dia de São Tiago é celebrado em 25 de julho em homenagem ao padroeiro dos peregrinos, dos alquimistas, dos cavaleiros, dos farmacêuticos e dos veterinários. Ele também é o padroeiro de diversos locais como o Chile, a Espanha, a Nicarágua e a Guatemala. Dentre todos os apóstolos, Tiago foi aquele que mais se aproximou de Cristo, o que o permitiu testemunhar milagres. como a cura da sogra de Pedro, a transfiguração de Jesus, entre outros acontecimentos. São Tiago é o único apóstolo que teve a sua morte narrada na Bíblia e, segundo o texto bíblico, o rei da Judeia Herodes Agripa I, ordenou que ele fosse decapitado. Tiago então morreu em Jerusalém, por volta do ano 44 d.C.

Cheques e unha
Com data de 21 deste mês, Ofício 4.491/2017 aponta informações prestadas pelo Departamento de Polícia Federal no inquérito que tramita no STF contra a deputada federal Jozi Araújo (Podemos-AP), acusada de emitir cheques sem fundos para Noel dos Santos Almeida, que também teria sido espancado e tido uma unha arrancada.
A deputada, através da Petição 35.986/17, está pedindo o arquivamento do inquérito.

Pena de demissão
Cumprindo decisão do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), o governador Waldez Góes assinou decreto aplicando pena de demissão ao servidor Jorge Evaldo Edinho Duarte Pinheiro, o ex deputado estadual Edinho Duarte.
Ocupante do cargo efetivo de assistente administrativo, lotado na Rádio Difusora, Edinho Duarte perdeu o emprego público por ter sido condenado em ações penais da Operação Eclésia.

Contra a tarifa
Atuando como autor popular, o vereador Rinaldo Martins (Psol) ingressou com ação contra o Setap e a CTMac em razão do reajuste no preço da passagem de ônibus em Macapá, que acaba de passar de R$ 2,75 para R$ 3,25.
A Ação Popular, contendo cinco anexos, tramita desde sexta-feira na Terceira Vara Cível e de Fazenda Pública de Macapá.

Livre da suspeita
Juiz eleitoral Luiz Nazareno Hausseller arquivou inquérito policial de 2014 instaurado para apurar susposta prática de crime de corrupção eleitoral por parte de Patrícia Lima Ferraz, que ficou como suplente de deputado federal na eleição daquele ano.
A autoridade policial e o Ministério Público Eleitoral opinaram pelo arquivamento do inquérito por falta de indícios mínimos de autoria e materialidade delitiva a justificar ação penal contra Patrícia.

Impressão digital
O Amapá está entre as cinco unidades da Federação que já concluíram o cadastro de seus eleitores. As outras são: Alagoas, Distrito Federal, Tocantins e Sergipe. A previsão é de que 100% do eleitorado dos estados do Amazonas, Goiás e Roraima sejam alcançados com a biometria ainda neste ano.
Em todo o país são 56.153.673 eleitores já cadastrados biometricamente (pelas impressões digitais).

Eleição confirmada
Publicada a decisão do TRE do Amapá que rejeitou recurso de Jeziel Silva e Silva (PP) contra Elson Belo Lobato (PTdoB) e Elindomar Cordeiro Soares (Rede), eleitos prefeito e vice prefeito de Serra do Navio nas eleições de 2016.
O recurso era contra a expedição de diploma aos eleitos.

Sindicato legal
Secretário de relações do trabalho do Ministério do Trabalho deferiu registro sindical ao Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada do Estado do Amapá (Sinticop-AP).
Entidade vai representar a categoria profissional dos trabalhadores da construção de estradas, pavimentação e obras de terraplanagem em geral, construção de pontes, portos, viadutos, túneis, ferrovias, barragens, aeroportos, montagens industriais, hidrelétricas, construção de linhas de transmissão, canais, barragens, metrôs, eclusas, termoelétricas, obras de saneamento e engenharia consultiva com abrangência estadual e base territorial no Amapá.

Cursos sob risco
Cursos de nível superior mal avaliados pelo MEC, mas que estejam funcionando por decisão judicial, podem ser proibidos de continuarem suas atividades. Projeto que veda a concessão de tutela antecipada a cursos nessa condição está em tramitação no Senado.
Dados mostram que mais de 11% dos cursos de graduação de instituições públicas e privadas avaliados em 2015 tiveram desempenho insatisfatório na pesquisa do MEC.

Conferindo o consumo
Consumidores poderão instalar medidores próprios para conferir o consumo de produtos e serviços como eletricidade, gás e água. O custo do equipamento e da instalação será do usuário.
É o que está propondo projeto de lei já aprovado na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle de Defesa do Consumidor do Senado. Vale para quem quiser ter medidor próprio.

 

Pingado

  • Brinde de hoje vai para o professor, violonista e compositor Nonato Leal, que completa a volta de número 90 em torno do sol.
  • Além de São Tiago, no Mazagão, o povo católico festeja também São Cristóvão nesta terça-feira, em Macapá.
  • Usina Coaracy Nunes, no Amapá, está na lista das que serão vendidas pela Eletrobras.
  • Taxa de desemprego no Amapá chega aos 18,6%, a maior do Brasil, diz Adrimauro Gemaque, do IBGE.