Paulo Silva

Origem do Dia das Mães


A ideia de se comemorar o Dia das Mães surgiu nos Estados Unidos, na cidade de West (Virgínia). Foi uma jovem de nome Anna Javris, que perdera sua mãe (com o mesmo nome), quem iniciou o costume de se reverenciar, em cerimônia religiosa, a memória da mãe querida. Tudo começou no segundo domingo de maio de 1907. No Brasil, a primeira comemoração do Dia das Mães aconteceu em Porto Alegre (RS), em 12 de maio de 1918, pela Associação Cristã de Moços.
Feliz Dia das Mães!

ADI em julgamento
Na sessão de quarta-feira (13), o Pleno do Tribunal de Justiça do Amapá deve decidir sobre a ação direta de inconstitucionalidade (ADI) que envolve a Prefeitura de Macapá e a Câmara Municipal de Macapá, tendo como pano de fundo a lei orçamentária de 2020 e os repasses para o legislativo. Trata-se de agravo da CMM contra o prefeito, aparecendo como interessados a Associação dos Municípios do Estado do Amapá, a Frente Nacional de Prefeitos e o município de Macapá. O desembargador Carlos Tork é o relator.

Em nova função
Procurador André Rocha pediu para ser exonerado do cargo em comissão de Procurador de Estado Chefe do Centro Integrado de Ações de Improbidade Administrativa e de Ressarcimento do Erário, da Procuradoria-Geral do Estado do Amapá. Agora está como procurador das Autarquias e Fundações.

Não precisa de licença
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que estados e municípios não necessitam de autorização da União para restringir a locomoção durante a pandemia do novo coronavírus. A decisão foi tomada a partir de ação de autoria da Rede Sustentabilidade.

Obras em Itaubal
A prefeitura de Itaubal vai fazer licitação para obras de pavimentação em blocos de concretos sextavados de vias urbanas com drenagem, calçadas, meio fio e sarjeta em logradouros do município. Abertura marcada para 23 de junho, na sede da prefeitura.

Licitação cancelada
Prefeitura de Macapá cancelou edital de licitação para a contratação de empresa especializada na área de engenharia para executar a construção de uma praça pública no município, marcada para 18 de maio. Cancelamento vale até o procedimento de ajustes nas peças técnicas da contratação.

Pauta de julgamento
Na sessão do dia 12 de maio, o Tribunal Marítimo, que tem sede do Rio de Janeiro, julgará fato da navegação, envolvendo o N/M “SBI ROCK” de bandeira da Libéria, ocorrido no rio Amazonas, fundeadouro 2, município de Macapá, em 15 de fevereiro de 2018. O relator é o juiz Marcelo David Gonçalves.

Queda na arrecadação
A CEA, que atende mais de 220 mil consumidores no Amapá, teve queda de 51% em sua arrecadação no mês passado. Em tempos de coronavírus, a Aneel proibiu o corte no fornecimento de energia, mas as contas vão acumulando para cobrar depois. Então, se puder, pague a sua e não deixe acumular.

Suspensão na pauta
Chegou ao Senado projeto, aprovado pela Câmara, que suspende por até três meses o pagamento da contribuição previdenciária patronal e proíbe a aplicação de multa pela falta de entrega de declarações e documentos fiscais. A suspensão da contribuição do empregador vai ocorrer por meio do Regime Tributário Emergencial, cujo objetivo é preservar empregos e atividades econômicas afetadas pela pandemia do coronavírus.

Cursos de Direito
A OAB foi ao Supremo para impedir novos cursos de Direito no país. O Conselho Federal alega “situação calamitosa no ensino jurídico” e quer suspensão imediata de novos pedidos de autorização de cursos jurídicos ou de expansão de vagas no ensino privado. Só no mês passado foram autorizados 22 novos cursos. A ação está com o ministro Ricardo Lewandowski.

 

Pingado

  • Dia 25 de maio tem assembleia geral ordinária da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA).
  • Portaria desta semana proíbe no país a cremação de corpos não identificados durante a pandemia.
  • Nesta segunda-feira as prefeituras começam a terceira etapa da vacinação contra a gripe influenza.
  • Neste domingo será comemorado pela primeira vez o Dia da Memória do Poder Judiciário brasileiro.