Paulo Silva

Primeiro Círio


Nesta segunda-feira (6/11) completa 83 anos da realização da primeira procissão do Círio de Nazaré em Macapá, em 1934. Foi organizada pelas religiosas da Congregação das Filhas do Coração Imaculado de Maria, ao comando da senhora Éster Benoniel Levy, esposa do então prefeito de Macapá, major Moisés Eliezer Levy. A imagem da santa foi cuidada pela senhora Raimunda Mendes Coutinho, educadora da fase territorial do Amapá, já falecida, e conhecida por Dona Guita.

Conta tudo?
Advogado Auriney Brito, que cuida da defesa do empresário Daciel Alves, um dos presos na Operação ‘Senhores da Fome’, informou que seu cliente possui provas que irão esclarecer os fatos, e que vai ajudar a identificar os responsáveis por danos aos cofres públicos.
Tem gente achando que se trata de estratégia de Brito para assustar gente graúda.

Justificação
Acusado de desrespeitar regras da prisão domiciliar, que cumpre por condenação a 13 anos em regime fechado, o deputado Moisés Souza vai enfrentar audiência de justificação no dia 9 de novembro, quinta-feira, no Tribunal de Justiça do Amapá
A audiência deveria ter ocorrido no dia 29 de setembro, mas liminar do desembargador João Lages determinou a suspensão.

Caso Voucher
TCU pautou o julgamento da tomada de contas especial instaurada para apurar possíveis irregularidades na celebração e execução de convênio, firmado entre o Ministério do Turismo e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Infraestrutura Sustentável – Ibrasi, que tinha por objeto a capacitação para o turismo no estado do Amapá.
O caso rendeu a operação Voucher da PF e foi notícia no Brasil inteiro.

Segundo turno
Marcada para esta terça-feira, 7, no Forum da Comarca de Amapá, audiência de instrução da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) que tem como investigados o prefeito Jones Fábio, de Calçoene, e a vice prefeita Angela Maria Deniur.
A ação é dos candidatos derrotados à prefeitura e Partido da Mulher Brasileira (PMB).

Redesignada
Juiz da segunda zona eleitoral, Nazareno Hausseler redesignou para 13 de dezembro audiência no processo do Ministério Público Eleitoral contra Kleber Marques dos Santos, o vereador Rayfran Macedo Barroso e Vânia Iracema Cantúaria Barroso.
Inicialmente marcada para 8 de novembro, audiência tem a ver com o mandato de Rayfran.

Confirmação de sindicato
Será dia 30 de novembro, na cidade de Belém do Pará, a assembleia geral de ratificação da fundação do Sindicato de Bibliotecários dos Estados do Pará, Amapá e Tocantins.
Marcada para 15h, a assembleia será no auditório ‘Vivaldo Reis Filho’, da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Desce e sobe
Alguns donos de postos de combustíveis voltaram, desde quarta-feira, a acrescentar 20 centavos no preço da gasolina comum. Quem estava fazendo “promoção” e vendendo o litro da gasosa a R$3,67 subiu para R$3,87.
Aumentam a baixam quando bem entendem. E nada acontece com eles.

Ainda solto
Solto desde o dia 3 de dezembro de 2009, o procurador de Justiça aposentado do Amapá Ernandes Lopes Pereira segue lampeiro e pimpão pelas ruas e praias de Fortaleza, no Ceará, onde passou a morar depois que vestiu o pijama.
Ele matou seu amigo, o delegado de polícia Cid Peixoto do Amaral, em agosto de 2008. Ernandes foi condenado a 16 anos de cadeia, mas recorre em liberdade.

Crise do jornalismo
Para o jornalista Roberto Schiavon, a crise pelo qual passa o jornalismo, agravada pela recessão do país nos últimos anos, resultou no encolhimento dos investimentos e dificuldade para se encontrar empregos. E, para completar a reviravolta, os profissionais jornalistas têm de enfrentar a mudança de modelo de seu ofício, reinventarem-se, para se adaptar aos meios de comunicação digital.

 

Pingado

  • Efeito Temer: gás de cozinha já está 4% mais caro.
  • Macapaense aguarda com expectativa ornamentação da rua do comércio para festa do Natal.
  • Vida Boa – Ainda tem mais dois feriados em novembro, dias 15 (quarta) e 20 (segunda-feira).
  • E o gramado do estádio Zerão está em “pitição” de miséria.