Paulo Silva

Primeiro governador


Nesta quarta-feira, dia 27, completa 74 anos da nomeação do primeiro governador do então Território Federal do Amapá (TFA), Janary Gentil Nunes, ocorrida em 1943.
Janary Nunes assumiu o cargo em 25 de janeiro de 1944 e foi governador do Amapá até fevereiro de 1956.

Continuação de audiência
Relator de ação penal da Operação Mãos Limpas, que tem como réus Wilson Nunes de Moraes, ex-diretor de Finanças da Assembleia, e os ex-deputados Eider Pena, Jorge Amanajás e José Soares da Silva, o desembargador Carlos Tork marcou para 29 de janeiro a continuação da audiência iniciada no dia 10 do mês passado.
É que José Soares insistiu na oitiva da testemunha Débora Raquel Gomes Menezes.

Ex-prefeito denunciado
Não é possível acessar os termos da denúncia, mas o Ministério Público do Amapá ingressou com ação penal contra Giodilson Borges, ex-prefeito de Mazagão.
Já houve determinação no Tribunal de Justiça para que Giodilson seja notificado e possa oferecer resposta prévia, no prazo de quinze dias.

Não desiste
O PTB ainda não desistiu de tentar salvar a pele da agora ex-deputada Mira Rocha, embora o suplente Haroldo já esteja sentado na cadeira que era dela na Assembleia.
Mas tem perdido em todos os recursos impetrados. A derrota da semana foi no Supremo Tribunal Federal, com o ministro Marco Aurélio.

Longe do parente
Tão logo assumiu cadeira de deputado na Assembleia Legislativa, Haroldo Abdon passou a se chamar Haroldo Topfiat. Tirou o Abdon para não lembrar o parentesco de terceiro grau com o deputado federal André Abdon.
E ainda faz uma propagandazinha do estabelecimento comercial que tem no Santa Rita.

Auxílio-jaleco
O deputado Dr. Furlan, líder do governo na Assembleia Legislativa, disse esta semana que a partir de 2018 o auxílio-jaleco será pago aos servidores da Saúde no estado do Amapá. O valor é de R$1mil, a ser quitado em parcelas nos meses de junho e dezembro.
Furlan, autor do projeto, garante que os recursos estão assegurados no Orçamento.

Campanha de Natal
A Federação Amapaense de Amigos e Pacientes com Doenças Raras, Graves e Crônicas, está recebendo – até dia 28 deste mês – doações de brinquedos que serão entregues a crianças pacientes que compõe a associação e nos hospitais.
A sede da entidade funciona na Avenida Antônio Coelho de Carvalho

Cortando na carne
Desde que foi criado (2005), o CNJ já aplicou 85 penalidades a juizes e desembargadores brasileiros. Do ano passado para cá foram 54 aposentadorias compulsórias (uma delas no Amapá), 10 censuras, sete disponibilidades e quatro remoções compulsórias.
Os dois tribunais com o maior número de magistrados punidos são os do Maranhão e do Mato Grosso, com 12 e 11 casos, respectivamente.

Sonho do shopping
O local onde seria construído o Shopping Popular de Macapá, obra na qual ainda se torrou quase R1 milhão para enterrar estacas, está tomado pelo mato, tem madeira apodrecida e sinaliza que ali nada será feito.
Até o material usado para cercar a área está sendo derrubado.

Nome eternizado
Se o prefeito Clécio sancionar o projeto de lei do vereador Gian do Nae, o Hospital Metropolitano de Macapá vai receber o nome de Annibal Barcellos, primeiro governador eleito do Amapá.
O projeto de Gian foi aprovado esta semana na Câmara Municipal de Macapá.

 

Pingado

  • Esta semana aspones e asponins ocuparam as redes sociais para discutir sobre a vinda do ministro da Educação ao Amapá. Cada um defendendo o seu lado.
  • Já tem político mexendo os pauzinhos junto ao STJ para que julgue logo os três conselheiros que acabam retornar ao TCE por ordem do STF.
  • O INSS cancelou 213.873 auxílios-doença no país. Amapá no meio
  • Boas festas! E que seja um Natal cada dia do seu ano-novo.