Paulo Silva

Saudades da Mãe Luzia


Hoje, dia 24, completa 63 anos do falecimento de Francisca Luzia da Silva, ou simplesmente “Mãe Luzia”. Ela tinha suas raízes em Mazagão Velho, onde nasceu no dia 9 de fevereiro de 1869. Seu nome está eternizado
na maternidade pública do estado.

Barato que pode sair caro
Alguém precisa investigar o monte de “clínica popular” que anda se instalando por diversos bairros de Macapá com a promessa de consultas baratas, exames mais baratos ainda e a oferta de médicos com especializações.
Grande parte delas tem apenas um clínico geral que atende sobre tudo.

Caso Ecotur
Ficou de ser publicado nesta terça-feira (26/9), acórdão da decisão da 5ª Turma do STJ sobre a colaboração premiada da empresária Maria Orenilza, não aceita pelo desembargador Carlos Tork, do TJAP, na ação penal do caso Ecotur e o contrato fraudulento de R$5,7 milhões com a Assembleia.
Aí será possível ter conhecimento da decisão real do STJ.

Cobrança de repasse
A Câmara Municipal de Itaubal recorreu ao Tribunal de Justiça do Amapá contra o prefeito Vitor Hugo (PMDB), acusado de não fazer o repasse duodecimal do dia 20 de setembro.
Desembargadora Sueli Pini deu 72 horas para o prefeito se explicar, antes de decidir.

Agravos da Eclésia
Na sessão do dia 3 de outubro a Câmara Única do TJAP julga três agravos de instrumento dos ex-deputados Jorge Salomão, Eider Pena, Jorge Amanajás (2 agravos) e Wilson Nunes de Morais.
Relatores são os desembargadores Gilberto Pinheiro e Manoel Brito.

Decepção
Procuradora de Justiça Estela Sá, corregedora-geral do Ministério Público do Amapá, não escondeu a decepção com o que viu na ponte binacional Brasil-França, no Oiapoque.
O lado francês da ponte está todo pronto, mas o lado brasileiro até hoje não foi concluído.

Mantidos na folha
O processo dos servidores conhecidos como “1050”, que recebem salário através de liminar da Justiça Federal, está nas mãos do juiz Anselmo Gonçalves já com os argumentos da União.
A SAMP no Amapá desmente a possibilidade de excluir servidores da folha a partir de outubro, como chegou a ser propagado.

Frente criada
Criada na Assembleia Legislativa a Frente Parlamentar da Igualdade Racial, que tem como coordenadora a deputada Cristina Almeida (PSB).
Os demais integrantes são os deputados Pedro DaLua (PSC), Paulo Lemos (Psol), Jori Oeiras (PRB) e Edna Auzier (PSD).

Nefrologia
A população de Santana derrama elogios ao serviço prestado pelo setor de Nefrologia, inaugurado recentemente. Ouvi de pessoas que antes precisavam se deslocar até Macapá, e hoje são atendidas e tratadas de forma humanizada.
E desafogou a de Macapá.

Justiça em números
O Brasil é o país com mais advogados no mundo, com um milhão de profissionais. Nosso Judiciário acumula mais de 75 milhões de processos pendente em análise.
E a cada cinco segundos, uma nova ação ingressa em um dos milhares de Fóruns espalhados pelo país.

 

Pingado

  • E vai estourar escândalo no pagamento de seguro defeso no Amapá.
  • Na quarta-feira o TJAP deve julgar mais uma ação penal da Eclésia.
  • Terminar a BR-156 (Laranjal/Oiapoque) custa hoje R$ 1 bilhão, dinheiro que o DNIT diz não ter.
  • O mundo acabou ontem?