Paulo Silva

Tragédia do Novo Amapá


Neste domingo (6/1) completa 38 anos do naufrágio do barco Novo Amapá, que matou mais de 300 pessoas nas águas do Jari. O naufrágio do barco Novo Amapá foi um dos maiores já ocorridos na Amazônia. A embarcação partiu de Santana por volta de 14h e naufragou por volta de 21h após bater em um banco de areia no rio Cajari, próximo ao distrito de Monte Dourado, em Almerim, no Pará, onde seria o destino final. O processo prescreveu e ninguém foi responsabilizado pela tragédia.

 

Agenda de Waldez

A segunda semana de janeiro inicia com a expectativa de importantes agendas na gestão do governador Waldez Góes (PDT). Serão empossados novos gestores de governo; será pactuado regime de colaboração na Educação com os 16 municípios, no qual o governo repassará um milhão de itens de materiais didáticos às prefeituras; e, ainda, será aberto o Orçamento de 2019. E, até o fim do mês, será formalizada a parceria com o Exército brasileiro para a condução do processo de regularização fundiária do Amapá.

 

Nada aprovado

O ano de 2018 terminou sem que os vereadores de Macapá tenham votado o Orçamento do município para 2019, e por conta disso ainda não iniciaram o recesso. A coluna apurou que o orçamento só deve ser votado após a eleição para o cargo de presidente da câmara, quando ocorrer renúncia do presidente Acácio Favacho (PROS), eleito deputado federal. Acácio deixa a presidência no final de janeiro, e a cadeira dele deve ser disputada pelos vereadores Caetano Bentes (PSC) e Ruzivan Pontes (SD).

 

Adeus, Simãozinho

O Amapá perdeu na madrugada de sábado (5) o poeta Simão Alves de Souza, o Simãozinho Sonhador, que morreu no HE de Macapá. Simãozinho tinha 87 anos, sofria do mal de Alzheimer e lutava contra um câncer na próstata. Fazia um ano que ele havia perdido a capacidade de falar, e vinha sendo alimentado em cima da cama pelos filhos. Autor do “ABC da Mulher” e de outros 21 livros, todos no estilo literatura de cordel, Simãozinho Sonhador era maranhense, e teve sua história contada em documentário dos cineastas Manoel do Vale e Gavin Andrews, premiado pelo Ministério da Cultura em 2009.

 

Recesso forense

Encerrado o recesso forense, que valeu até 6 de janeiro, Tribunal Regional Eleitoral do Amapá e Tribunal de Justiça retomam atendimento nesta segunda-feira (7/1). No TJAP o expediente volta ao normal, mas os prazos processuais, audiências e sessões de julgamento seguem suspensos até 20 de janeiro, com exceção dos prazos criminais que voltam a fluir a partir do primeiro dia útil ao término do recesso.

 

Autorização concedida

A Secretaria do Patrimonio da União (SPU) no Amapá autorizou o município de Oiapoque a realizar obra de construção de 900 metros de muro de arrimo em área inalienável da União, caracterizada como terreno de marinha e/ou seus acrescidos de marinha, localizada na orla fluvial da cidade. O prazo da autorização será de 24 meses, contados a partir da publicação desta portaria. Fica obrigado o município de Oiapoque a remover todas as instalações, assim como, materiais ou entulhos, deixando a área limpa após o término da vigência desta portaria.

 

Prazo encerrado

A Fundação Carlos Chagas encerra na quinta-feira (10/1) as inscrições para o concurso público da Agência de Fomento do Amapá (Afap). São 29 vagas de contratação imediata para Macapá, Santana, Laranjal do Jari e Oiapoque, e mais 200 vagas para o cadastro de reserva. O salário vai de R$2.074,11 (nível médio) a R$3.319,77 (nível superior), além de vale-alimentação. As provas estão marcadas para 17 de fevereiro.

 

Arma para todo mundo

Bolsonaro anunciou: vai liberar, por decreto, a posse de arma a cidadãos sem antecedentes criminais. Muitos ficaram preocupados. De agora em diante, qualquer um pode circular com pistola na cintura?
Especialistas entraram em cena. Lembraram que posse é uma coisa. Significa ter um revólver, uma pistola, um rifle. Porte é outra. Quer dizer circular com a perigosa. Tirá-la de casa e levá-la pra lá e pra cá. Bolsonaro deu carta branca à posse. Não ao porte.

 

De Norte a Sul

O ministro Sérgio Moro já trabalha na criação de uma operação Lava Jato nacional e permanente, para combater a corrupção e o crime organizado de uma forma que, segundo promete, vai deixar políticos em estado de alerta permanente.  Um alerta para os bandidos do colarinho branco.

 

Licenciatura em Música

A Universidade do Estado do Amapá (Ueap) lançou edital do Processo Seletivo do curso de Licenciatura em Música 2019 para preenchimento de vagas no ensino regular. São 30 vagas abertas apenas a candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017 ou 2018. Para efetuar inscrição, o candidato deve preencher o formulário eletrônico no endereço processoseletivo.ueap.edu.br, que estará disponível para inscrição até 18 de janeiro de 2019.

 

PINGADO

  • Processo da Operação Mãos Limpas, de setembro de 2010, tem um monte de audiência agendada para 25 de janeiro no Tribunal de Justiça do Amapá. Envolve deputados e ex-deputados estaduais.
  • O município de Ferreira Gomes pode passar por revisão eleitoral.
  • Três escolas de samba do Amapá aniversariaram esta semana: Boêmios do Laguinho (dia 2), e Piratas Estilizados e Império do Povo (dia 5).
  • Dos 58 servidores do TJAP detectados como aptos para aderir ao Programa de Aposentadoria Incentivada, 45 demonstraram interesse imediato e aderiram – o que representa um percentual de 79,3%.