Ponto e Vírgula

Assassinato


Jovem de 21 anos foi morto com uma facada no abdômen. Crime ocorreu na madrugada de sábado (17) no bairro Congós. Suspeito não foi preso. Polícia não sabe a motivação para o assassinato.

Caos
Prefeito Clécio Luis afirma que município vai enfrentar sérias dificuldades para contratar novos médicos para atuar em comunidades interioranas. Ele já prevê situação de caos.

Comércio
Comércio macapaense recebe novas mercadorias para festas de final de ano. Estoques já são colocados em promoção para atrair clientes.

Ações
Reunião entre CTMac, Sejusp, Sincotrap, Guarda Municipal, taxistas e mototaxistas definiu ações de segurança para frear a onda de violência no sistema de transporte coletivo.

Novidades
Amapá Jovem terá novos métodos para participação de atividades e controle de faltas. Novas diretrizes foram anunciadas em aula inaugural no Teatro das Bacabeiras, em Macapá.

Esgoto
Esgoto do residencial Açucena, no Cuba de Asfalto, está sendo despejado em área de ressaca. Pelo menos é o que denunciam moradores.

Folga
Governo do Estado terá expediente normal na segunda-feira, 19. Na terça-feira, 20, feriado do Dia da Consciência Negra, serão mantidos os serviços essenciais.

Reforço
Polícia Civil afere números positivos no combate à criminalidade. Reforço de novos delegados e agentes aprovados em concurso deu novo gás ao aparelho de segurança.

Projetos
CEA divulgou selecionados do projeto Energia Criativa. Os projetos inscritos foram avaliados e selecionados com base em critérios de clareza, criatividade e relevância social.

 

Rapidinhas

Ministro Ricardo Lewandowski, do STF, determinou que a União, no prazo de 15 dias, libere aos Estados o acesso aos seus sistemas informatizados que tratam do controle do FPE e FPM.

A decisão atende a um pedido formulado pelas Procuradorias-Gerais dos Estados, dentre elas a Procuradoria-Geral do Estado do Amapá (PGE), na Ação Cível Originária (ACO) 3.150, que denuncia a falta de transparência no processo de transferência de recursos para os entes federativos.

No dia 27 de agosto, em audiência de conciliação realizada no STF por determinação de Lewandowski, relator da ACO, a União se comprometeu perante os Estados a realizar mudanças nos procedimentos de repasse de recursos federais de transferência obrigatória.

Na audiência, foi ajustada a formação de um grupo de trabalho que teria dois meses para esclarecer os questionamentos dos autores da ação, com a União se comprometendo a disponibilizar acesso amplo aos sistemas de registro da arrecadação federal