Ponto e Vírgula

Condenação


Os ministros do TCU, tendo como relatora a ministra Ana Arraes, condenaram a ex-prefeita Euricélia Melo Cardoso (PP), do município de Laranjal do Jari, no Amapá, ao recolhimento de R$232 mil aos cofres do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS), atualizadas monetariamente e acrescidas de juros de mora calculados a partir de cada uma das datas indicadas (ano de 2008).

Aplicativo
O novo aplicativo denominado “Caça ao Mosquito”, criado pelo Prodap em cooperação com a Secom, já está em funcionamento e pode ser baixado por qualquer cidadão amapaense em todas as plataformas IOS e Android.

Lei Seca
O Dentran/AP abordou e submeteu ao teste de alcoolemia 216 condutores em duas grandes ações simultâneas na madrugada deste sábado, 16, no município de Santana. 11 foram autuados por dirigir sob o efeito de álcool e um foi conduzido à delegacia por estar dirigindo embriagado.

Feira
A convite da Diocese de Macapá, a Sete realizou nos dias 16 e 17 de março uma Feira Relâmpago, em frente à Catedral de São José, no Centro da cidade. O objetivo foi dar oportunidade a grupos econômicos solidários de venderem produtos como bonecas de marabaixo, toucas de crochê, biscuit, sacolas ecológicas, aventais, tapete, brincos, redes, artigos religiosos, entre outros objetos.

Revista
A publicação da Diocese de Macapá foi lançada na manhã de domingo (17), na Catedral de São José, com o apoio de instituições públicas como o MP-AP e da iniciativa privada.

Caesa
A Caesa informa em nota que a partir desta segunda-feira (18) uma força-tarefa começa a ser executada em Macapá. O objetivo é resolver problemas de vazamento de água em vários pontos da cidade, detectados com ajuda da população e dos meios de comunicação.

Denúncia
A juíza Luciana Barros , da 2ª Vara Criminal de Macapá, recebeu denúncia do MP-AP contra o ex-deputado estadual Moisés Souza, Afonso Ismael Alves Bentes de Sá, Renato Honório de Carvalho Ramos. A denúncia contra eles tem como base procedimento de investigação criminal aberto em 2015.

Extensa programação
No dia dedicado a São José, 19 de março, o Governo do Amapá, realiza uma programação especial para comemorar o Dia Estadual do Artesão. No evento, das 18h às 20h, haverá a inauguração da Galeria Mestres Artesãos do Amapá, da nova identificação visual da Casa do Artesão, entrega da Carteira Nacional e Estadual do Artesão, apresentação de dança de salão, atendimentos de massoterapia, acupuntura e servido um coquetel aos artesãos.

 

Rapidinhas

Em janeiro de 2019, o comércio varejista amapaense variou 7,9% frente a dezembro, na série com ajuste sazonal, após recuo de 12,1% em dezembro. Com esse resultado, o Comércio do Amapá obteve o melhor desempenho entre as Unidades da Federação.

Na série sem ajuste sazonal, no confronto com janeiro de 2018, o comércio varejista recuou 2,3%, segunda taxa negativa seguida. Já o acumulado nos últimos doze meses passou de -1,6% em dezembro para -1,4% em janeiro.

No comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de Veículos, motos, partes e peças e de Material de construção, o volume de vendas avançou 4,1% frente a dezembro de 2018, descontando parte do recuo de 11,3% do mês anterior.

Em relação a janeiro de 2018, o comércio varejista ampliado recuou 3,9%, sua oitava taxa negativa consecutiva nessa comparação. O acumulado nos últimos doze meses teve uma melhora. Passou de -1,8% em dezembro para -0,7% em janeiro.