Ponto e Vírgula

Confesso


Polícia apreendeu infrator de 16 anos que confessou envolvimento na morte de policial rodoviário federal aposentado, na Ilha de Santana. Agora, falta apenas o segundo bandido que invadiu o imóvel.

Igualdade
Em Calçoene, Seafro auxilia na implantação de órgãos de promoção da igualdade Racial. Coordenadoria e conselho paritário devem fortalecer projetos e ações afirmativas na região.

Intercâmbio
Sete professores de inglês da rede estadual farão intercâmbio nos Estados Unidos. Docentes conquistaram bolsas no Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa e vão estudar seis semanas nos Estados Unidos.

Alinhamento
Governo do Estado e Prefeitura alinham parcerias para realização de serviços em Macapá. Governador Waldez Góes, juntamente com a equipe de governo, reuniu com prefeito Clécio Luís, para tratar uma agenda de trabalho para a capital.

Avaliação
Estudantes do 1º ano ao 5º ano do ensino fundamental fazem avaliação de aprendizagem. Avaliação verificará desempenho de 86.634 estudantes em Língua Portuguesa e Matemática em todos os municípios do Amapá.

Parceria
Governo e Exército estudam implantar escola militar em Oiapoque. Instituição deverá funcionar no distrito de Clevelândia do Norte. Expectativa do governo e Exército é de que a escola já inicie as atividades no ano de 2020.

Unifap
Unifap aprova bonificação de 30% para estudantes do Amapá e mesorregião do Marajó.
No último vestibular para o curso de medicina, por exemplo, todas as vagas foram preenchidas por estudantes de outras unidades da federação.

Decisão
Foi decretada a indisponibilidade de bens de quatro ex-diretores da Assembleia Legislativa do Amapá. Decisão da juíza Liége Cristina Gomes atinge bens que somam mais de R$ 2,9 milhões

 

Rapidinhas

Considerado o bacalhau da Amazônia, o pirarucu se tornou um negócio rentável no Amapá. O baixo investimento e o potencial lucro são fatores que incentivam a criação do peixe em cativeiro.

Para quem pretende investir na área, o Circuito TecnoAgro – 2ª ExpoBúfalo e 1ª ExpoLeilão, que ocorrerá no período de 26 a 29 de junho, trará uma oportunidade nas rodadas de negócios: a comercialização de alevinos.

Os alevinos são peixes que acabaram de sair da fase de larva e estão prontos para se alimentar no ambiente externo. Medem de 10 a 20 cm de comprimento, fazem parte da base da cadeia produtiva da piscicultura e são insumos fundamentais para o desenvolvimento da atividade.

São utilizados para iniciar a criação em cativeiro pelo rápido crescimento. Em um ano de cultivo, o pirarucu atinge 10kg, podendo alcançar posteriormente até 200kg.