Ponto e Vírgula

Fundo


CCJ da Alap aprovou parecer do projeto do Executivo que cria o Fundo Estadual de Segurança Pública. Agora, texto segue para votação em plenário, o que deve ocorrer nesta quarta-feira (30).

Desvios
Operação da PF cumpriu 12 mandados de prisão temporária, ontem, no Amapá e Pará. Investigação apura desvio de mais de R$ 1 milhão do antigo Lacen, hoje SVS. Sete empresas são investigadas no esquema.

Facultado
Governador decretou ponto facultativo no dia 1º de junho. Expediente volta ao normal na segunda-feira, 4 de junho, nas repartições públicas do Estado.

Na conta
Governo confirmou pagamento do funcionalismo para esta quarta, 30. Serão pagos 60% dos vencimentos dos servidores efetivos referentes ao mês de maio. Os 40% serão pagos dia 8/6.

Jovens
Foram prorrogadas as inscrições para o Parlamento Jovem Brasileiro 2018. Novo prazo encerra dia 4 de junho. Para participar, é necessário ser aluno do ensino médio ou técnico de escolas públicas

Escolta
A Polícia Militar fará a escolta de cargas para garantir abastecimento de produtos essenciais. Segurança já é feita desde terça-feira, 29. Prioridade é para alimentos, combustíveis e medicamentos.

Concursos
Inscrições para os concursos ‘Paz nas Escolas’ encerram em 30 de maio. Iniciativa vai premiar melhor desenho, paródia e mascote do Programa Epaz.

Paralímpico
Festival Paralímpico promove inclusão de deficientes no esporte. Durante dois dias, atletas de diferentes modalidades ocuparam o Estádio Olímpico Zerão, o Ginásio Avertino Ramos e o Centro Rosa Ataíde para competições.

Melhoramento
1ª ExpoBúfalo incentiva produção de rebanhos melhorados geneticamente no Amapá. Amapá, agora, segue com debates e orientações para os produtores locais.

Imersão
Estudantes amapaenses vão participar de semana de imersão na cultura dos Estados Unidos. Evento pe promovido pela Embaixada Americana.

 

Rapidinhas

A Defensoria Pública do Estado (Defenap) realizará nesta terça-feira, 29, uma programação alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

A ação ocorrerá na sede da instituição, às 8h, com café da manhã para os assistidos, panfletagem, palestras, contação de histórias e outras atividades.

O evento faz parte da campanha “Quem sofre abuso nunca esquece” promovida pelo Governo do Amapá em parceria com a Rede Abraça-me, mecanismo composto por órgãos públicos e não governamentais, que trabalham de forma articulada no enfrentamento à violência praticada contra o público infanto-juvenil.

O objetivo principal da ação é orientar a sociedade amapaense e mostrar a melhor maneira de evitar a violência e de denunciar, além de servir de reflexão para muitas pessoas que não têm coragem de denunciar os abusos.