Ponto e Vírgula

Hoje


1º Encontro Técnico no Meio do Mundo inicia nesta quinta-feira, 6, no auditório do Museu Sacaca. Evento levantará propostas de fortalecimento da gestão ambiental e saneamento básico.

Chuvas
Governo do Amapá traça estratégia para enfrentar possíveis inundações no Estado. Somente nos primeiros 4 dias de dezembro, já choveu 69 mm, do total de 250 mm esperados para o mês.

Mapeamento
Amapá passa a ter uma das redes geodésicas mais modernas do Brasil. São 840 estações geodésicas com resultados de coordenadas de alta precisão; dados vão subsidiar estudos científicos e mapeamento de obras de engenharia.

Agropecuária
Amapá tem 8,5 mil propriedades agropecuárias em 1,5 milhão de hectares. Dados são parciais e foram apresentados pelo IBGE.

Clonagem
Macapá e Santana são os principais alvos de quadrilhas especializadas no roubo e clonagem de veículos, principalmente, motos. Municípios como Breves e Portel, no Pará, são principais destinos.

Buscas
Continuam as buscas pelo avião que desapareceu na região do município de Laranjal do Jari no último domingo (2) com dois tripulantes e pelo menos oito indígenas.

Repressão
Três homens considerados de alta periculosidade tombaram mortos em confronto com o Bope na área portuária de Santana. Eles respondiam a crimes como furto, roubo e tráfico de drogas.

Mulheres
O Amapá fará parte do programa ‘Mulher, Viver sem Violência’, do governo federal, que tem por objetivo integrar os serviços públicos de atenção às mulheres em situação de violência, proporcionando-lhes atendimento humanizado e completo no acesso à Lei Maria da Penha.

Apagões
Motoristas, pedestres, ciclistas, mototaxistas. Todos sofrem com ‘apagões’ de semáforos na capital durante período chuvoso. E o que é pior, sem previsão de que esse tipo de problema seja solucionado de fato. Medidas paliativas ajudam, mas não bastam.

 

Rapidinhas

Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) definiu a data da diplomação dos candidatos eleitos nas Eleições Gerais deste ano.

A solenidade vai acontecer no dia 18 de dezembro, terça-feira, no auditório do cartório da 10ª Zona Eleitoral da capital, às 18h30.

Os candidatos eleitos diplomados vão ocupar os cargos de governador, vice-governador, deputado estadual e federal, senador da República, e respectivos suplentes.

Eles receberão diplomas assinados pelo presidente do TRE-AP, desembargador Manoel Brito.